O exame de sexagem fetal talvez seja um dos momentos mais importantes da gravidez, já que é o momento onde você descobrirá qual o sexo do filho que você espera.
Esse exame não é obrigatório, já que existem famílias que não pretende saber o sexo do bebê até o momento da chegada. Mas, ele é feito para quem deseja marcar o chá revelação ou montar um enxoval em certas cores.
Assim, o exame que é feito de forma simples e tem um resultado rápido, é muito utilizado por gestantes que pretendem saber o sexo do futuro filho.
Então, se você deseja saber qual o sexo de seu filho, ou entender como o exame de sexagem fetal, este artigo é para você.
O que é a sexagem fetal?
A sexagem fetal é um exame de sangue, não invasivo, que permite descobrir o sexo do bebê antes da ultrossonogafia convencional.
Uma pequena quantidade de sangue é tirada da gestante e, com esse sangue, é possível analisar e identificar o sexo do feto através dos cromossomos identificados.
Esse exame tem uma duração curta, com 5 a 10 minutos para coletar o sangue, tendo o resultado entregue de 3 a 10 dias, dependendo da urgência da solicitação.
Essa amostra de sangue da gestante, onde é possível observar fragmentos do DNA do feto, permite saber se o bebê é menino ou menina.
Dessa maneira, ao analisar os cromossomos do bebê, que são transmitidos pelo DNA na corrente sanguínea da mãe, é possível achar a presença do cromossomo XY, se for menino.
Caso o feto seja menina, não será encontrado nenhum sinal de cromossomo, já que o feto terá o mesmo cromossomo da mãe, sendo o XX – que é o cromossomo feminino.
Assim, quando chega o tempo de gravidez recomendado para realizar o exame de sexagem fetal, é possível descobrir o sexo da criança.
Preciso me preparar previamente?
Como supracitado, o exame é bem simples e precisa somente de uma coleta de sangue da gestante. Assim, ele é feito em pouco tempo – de 5 a 10 minutos de coleta – e tem o resultado divulgado em poucos dias.
Porém, para se preparar não é preciso fazer jejum para ser feita a coleta. É apenas recomendado que a gestante esteja bem alimentada, para que não corra risco de passar mal após a coleta de sangue.
Ainda assim, é necessário que a gestante saiba que o exame não é recomendado em alguns casos, porque o resultado pode não ser correto. Esses casos são:
- pouco tempo após transfusão de sangue, já que, se o doador de sangue for do sexo masculino, o exame de sexagem fetal pode indicar um falso positivo;
- após transplante de órgãos ou medula é outro motivo que pode afetar o resultado do exame, já que, mais uma vez, existe a chance de ter um falso positivo, se o doador for do século masculino;
- quando estiver tomando anticoagulantes, o teste pode ser inconclusivo nesses casos, já que os químicos podem inibir a atividade necessária para determinar o resultado.
Quando realizar o exame de sexagem fetal?
A recomendação para realizar do exame é a coleta ser realizada a partir da oitava semana de gestação, sendo a décima primeira semana a ideal para obter os resultados mais assertivos.
Isso se dá pelo número de células fetais presentes no sangue aumentarem durante essas datas.
Então, feito entre a oitava e a décima primeira semana da gestação, a assertividade do exame é próxima de 100%. Mas, como supracitado, o exame de sexagem fetal pode indicar erros em alguns momentos.
Assim, o exame pode ser realizado antes de ser possível realizar o ultrassom e, desse modo, pode ser descoberto o sexo do feto antes mesmo de ser posível ver no ultrassom.
Esse fato é porque o ultrassom só consegue detectar os exo do bebê após o décima terceira semana, dependendo da posição que o bebê se encontrar.
E como interpretar os resultados?
Bem, pode parecer simples, mas às vezes não é. Existem casos do falso positivo para menino, quando a mãe recebe transplante de sangue, órgãos ou medula de algum homem pouco tempo antes de realizar o exame.
Também pode indicar um resultado inconclusivo, já que em alguns casos a dosagem de DNA dentro do sangue da mulher ainda não é a suficiente para que o sexo do feto seja definido.
Outro fator que pode alterar o resultado – ou indicar um resultado diferente – é se a gravidez é de gêmeos ou não.
Nesse caso, a situação se desenvolve em dois pontos diferentes:
- gêmeos univitelinos: o exame terá a mesma precisão de um exame de sexagem fetal para uma gravidez única, já que é impossível gêmeos de uma mesma placenta tenham sexos diferentes.
- gêmeos bivitelinos: nesse caso, o exame pode não ser muito preciso. Isso porque se o exame indicar presença do cromossomo XY no sangue da mãe, só é possível afirmar que há um menino, mas não se pode afirmar se são dois meninos ou não. Se o exame de sexagem fetal não apresentar o cromossomo XY, é possível afirmar que ambos os fetos são meninas.
Se você deseja saber mais sobre o exame de sexagem fetal, como quanto tempo leva para o resultado sair e onde conferir, venha para o Laboratório Vicentino.
Nossa equipe está totalmente preparada para auxiliar você em um dos momentos mais especiais de sua vida, além de sanar todas as suas dúvidas e ajudar a se preparar para o exame de sexagem fetal.
Veja mais: