O que é o exame de Vitamina D

Foto: Freepik.

O exame de vitamina D total, conhecido como hidroxivitamina D ou 25(OD), é responsável por verificar a concentração de vitamina D no sangue.

A vitamina D é um nutriente que desempenha papéis importantes para o corpo humano, desde a formação óssea, até auxiliar o sistema imunológico.

Esse exame, normalmente, é solicitado pelo médico para monitorar a terapia de reposição com vitamina D. Outro motivo para pedir o exame é quando existem sintomas relacionados à descalcificação óssea, como dor e fraqueza muscular.

Assim, o exame de vitamina D serve para conseguir medir a presença da vitamina D, podendo que o indivíduo esteja com deficiência de vitamina D ou hipervitaminose D.

Feito de uma forma simples, o exame de vitamina D é realizado de forma rápida e não invasiva.

E o que é a vitamina D?

A vitamina D é um nutriente com diversos benefícios, desempenhando papéis importantes para o corpo humano.

Entre esses papéis, a vitamina D pode auxiliar na absorção do cálcio no organismo, formação de ossos e dentes, na resposta imunológica e na atuação do processo de força muscular e equilíbrio.

A vitamina D é representada por duas formas importantes para a nutrição: a vitamina D2 e a vitamina D3.

Outra das vitaminas presente no corpo, é a vitamina D2 que é encontrada, principalmente, em alimentos fortificados – como cereais matinais, leite e outros produtos lácteos. 

Já a vitamina D3 é produzida em seu próprio corpo, quando você é exposto à luz solar. Contudo, ela também pode ser encontrada em alguns alimentos, como ovos e peixes gordurosos – salmão, atum e cavala.

Em nossa corrente sanguínea, a vitamina D2 e a vitamina D3 são transformadas em uma forma de vitamina, a 25 hidroxivitamina D, também conhecida como 25 (OH) D.

O que é o exame de vitamina D?

O exame de vitamina D, também conhecido como hidroxivitamina D ou 25 (OD), tem como objetivo verificar a concentração de vitamina D no sangue, sendo extremamente importante para a nossa saúde.

Esse exame é feito de forma simples, sendo realizado ao coletar uma pequena amostra de sangue e sempre precisar realizar qualquer preparação específica.

A vitamina D é produzida por uma substância derivada do colesterol presente na pele, que é estimulado pela luz ultravioleta do sol, convertido em colecalciferol, conhecido como vitamina D.

Essa vitamina é metabolizada no fígado, se transformando em 25-hidroxivitamina D, que sobre a influência do paratormônio, nos rins, é convertida a 1,25-dihidroxivitamina D.

Esse processo supracitado é correspondente a forma ativa e estável da vitamina D e, por isso, é responsável por aumentar a absorção de cálcio no intestino, aumentando a concentração de cálcio no sangue.

Assim, as formas de vitamina D são dosadas de formas diferentes. Assim, a 25-hidroxivitamina D é realizada para identificar a deficiência de vitamina D, enquanto a 1,25-dihidroxivitamina D é solicitada para pessoas com doenças renais.

Então, o exame de sangue de vitamina D mede o nível de 25 (OH) D no sangue. Níveis anormais de vitamina D podem levar a diversos problemas, incluindo distúrbios ósseos, problemas de nutrição, danos a órgãos ou outras condições médicas.

Para que serve o exame?

Bem, você já conheceu mais sobre a vitamina D e como ela funciona em nosso organismo. Então agora, você já pode saber para que serve o exame de vitamina D.

Esse exame é usado para verificar os níveis de vitamina D e, assim, rastrear ou monitorar possíveis distúrbios ósseos (como osteoporose), pessoas com doenças crônicas (asma, psoríase ou doença renal) e condições autoimunes, sendo esse último mais propensos à hipovitaminose D.

O exame pode ser solicitado se você apresentar alguns sintomas de deficiência de vitamina D (hipovitaminose D). Esses sintomas são variados e podem incluir fraqueza óssea, fraturas e malformação óssea – em crianças.

O teste de vitamina D também pode ser solicitado por outros fatores de riscos, entre esses fatores podemos incluir:

  • cirurgia de bypass gástrico;
  • idade, sendo comum em adultos mais velhos;
  • obesidade;
  • falta de exposição ao sol;
  • ter uma pele mais escura;
  • dificuldade em absorver gordura na dieta.

Como interpretar o resultado do exame de vitamina D?

Como sempre indicamos, o melhor é levar o seu resultado diretamente ao seu médico de confiança. Ele poderá sugerir o tratamento ideal e, até mesmo, entender o resultado e suas alterações.

Porém, para título de curiosidade, trazemos os valores de referências que podem ser indicados como corretos.

Desse modo, na literatura médica, os valores para um resultado normal são discutidos entre 20 a 32 ng/mL.

Assim, se seus resultados apresentarem:

  • abaixo de 20 ng/mL: deficiência em vitamina D;
  • entre 20 e 29 ng/mL: insuficiência em vitamina D;
  • entre 30 e 100 ng/mL: suficiência.

Se os seus resultados apresentarem uma deficiência em vitamina D, você pode ter alguns problemas que causaram esse resultado. Entre eles:

  • Não estar recebendo exposição suficiente à luz solar;
  • Não estar recebendo vitamina D suficiente em sua dieta;
  • Ter problemas para absorver vitamina D em seus alimentos.

Assim, com o resultado sendo analisado por seu médico, ele pode indicar o melhor tratamento. No caso da hipovitaminose, ela geralmente é tratada com suplementos e mudanças na dieta.

Porém, o excesso de vitamina D pode trazer alguns problemas diferentes, trazendo até mesmo a hipercalcemia – condição que caracteriza por níveis de cálcio acima do normal.

O excesso de vitamina D pode também provocar fadiga, fraqueza muscular, náuseas, anorexia e até desidratação.

Outros sintomas de falta de vitamina D podem ser o enfraquecimento de ossos, desânimo, fadiga, cansaço, dores musculares, sonolência, dificuldade na cicatrização, dores de cabeça e declínio cognitivo.

Se você precisa realizar ou saber mais sobre o exame de vitamina D, venha para o Laboratório Vicentino. Aqui temos uma equipe de profissionais que podem te auxiliar nas dúvidas, no marcar o exame e realizar o mesmo.

Além disso, com nosso sistema de última tecnologia, você terá o resultado de seu exame mais rápido do que imagina, podendo ser consultado de sua casa, pelo seu computador, em nosso site.

Veja mais:

O que é o exame de prolactina?

Laboratório Vicentino

A mais moderna estrutura local, com equipamentos próprios, equipe especializada, quatro unidades e seus resultados prontos no mesmo dia

Conteúdos Recentes

Resultados

PACIENTE

O Número de Identificação e a Senha encontram-se no protocolo de atendimento, entregue na recepção do laboratório.

 
 

MÉDICO

O Número de Identificação e a Senha são informados pelo laboratório. Caso ainda não os tenha, entre em contato conosco.

Agendar Exames

Agende agora mesmo seu exame e receba o resultado no mesmo dia!

Uvaranas

42 3226-2551

R. João Malinoski, 245

Centro

42 3224-4455

R. Sen. Pinheiro Machado, 563

Oficinas

42 3028-9494

R. Luiz Gama, 13

ISPON

42 3028-5400

R. Cel. Francisco Ribas, 638

O1 SAÚDE

42 3122-9696

R. Padre Ildefonso, 475

Nossos Laboratórios

Uvaranas

42 3226-2551

R. João Malinoski, 245 – Ponta Grossa – PR

Centro

42 3224-4455

R. Sen. Pinheiro Machado, 563 – Ponta Grossa – PR

Oficinas

42 3028-9494

Rua Luiz Gama, 13 – Ponta Grossa – PR

ISPON

42 3028-9494

Rua Cel. Francisco Ribas, 638 – Ponta Grossa – PR