AssNo inverno é comum que as pessoas fiquem mais tempo em casa e tomem menos sol e, com isso, acabam tendo níveis menores de Vitamina D.
E, a falta dessa vitamina, pode acarretar diversos problemas no corpo humano, desde o enfraquecimento do sistema imunológico até mesmo problemas cardiovasculares.
Então, é necessário sempre que você saiba como os níveis de suas vitaminas D estão, além de como conseguir manter elas altas e sempre disponíveis.
Além disso, em alguns momentos da vida é comum que seja necessário realizar alguns exames para garantir a quantidade de vitamina D em seu corpo.
Outro fato necessário é saber como gerar a vitamina D e manter em seu corpo.
Então, se essas são suas dúvidas, esse artigo é para você.
E o que é a vitamina D?
A vitamina D é um nutriente com diversos benefícios, desempenhando papéis importantes para o corpo humano.
Entre esses papéis, a vitamina D pode auxiliar na absorção do cálcio no organismo, formação de ossos e dentes, na resposta imunológica e na atuação do processo de força muscular e equilíbrio.
A vitamina D é representada por duas formas importantes para a nutrição: a vitamina D2 e a vitamina D3.
Outra das vitaminas presente no corpo, é a vitamina D2 que é encontrada, principalmente, em alimentos fortificados – como cereais matinais, leite e outros produtos lácteos.
Já a vitamina D3 é produzida em seu próprio corpo, quando você é exposto à luz solar. Contudo, ela também pode ser encontrada em alguns alimentos, como ovos e peixes gordurosos – salmão, atum e cavala.
Em nossa corrente sanguínea, a vitamina D2 e a vitamina D3 são transformadas em uma forma de vitamina, a 25 hidroxivitamina D, também conhecida como 25 (OH) D.
O que é o exame de vitamina D?
O exame de vitamina D, também conhecido como hidroxivitamina D ou 25 (OD), tem como objetivo verificar a concentração de vitamina D no sangue, sendo extremamente importante para a nossa saúde.
Assim, esse exame é feito de forma simples, sendo realizado ao coletar uma pequena amostra de sangue e sempre precisar realizar qualquer preparação específica.
A vitamina D é produzida por uma substância derivada do colesterol presente na pele, que é estimulado pela luz ultravioleta do sol, convertido em colecalciferol, conhecido como vitamina D.
Essa vitamina é metabolizada no fígado, se transformando em 25-hidroxivitamina D, que sobre a influência do paratormônio, nos rins, é convertida a 1,25-dihidroxivitamina D.
Esse processo supracitado é correspondente a forma ativa e estável da vitamina D e, por isso, é responsável por aumentar a absorção de cálcio no intestino, aumentando a concentração de cálcio no sangue.
Assim, as formas de vitamina D são dosadas de formas diferentes. Assim, a 25-hidroxivitamina D é realizada para identificar a deficiência de vitamina D, enquanto a 1,25-dihidroxivitamina D é solicitada para pessoas com doenças renais.
Então, o exame de sangue de vitamina D mede o nível de 25 (OH) D no sangue. Níveis anormais de vitamina D podem levar a diversos problemas, incluindo distúrbios ósseos, problemas de nutrição, danos a órgãos ou outras condições médicas.
Quais os riscos de um baixo nível de vitamina D?
Bem, a falta de vitamina D pode trazer diversos riscos, e entre eles temos vários que podem ser ligados ao sistema imunológico.
Assim, os principais sintomas são:
- fraqueza muscular e fadiga;
- dor nos ossos;
- dor nas articulações;
- mudanças de humor, incluindo depressão;
- diminuição na densidade óssea;
- aumento da sonolência;
- diminuição da imunidade;
- aumento do risco de infecções;
- recorrência de infecções respiratórias;
- problemas de crescimento;
- diminuição cognitiva em idosos.
Quais as causas da ausência da vitamina D?
A falta de vitamina D pode ser causada principalmente pela falta de ingestão de alimentos, da absorção dessa vitamina ou pela baixa exposição solar.
No caso, em algumas pessoas, ao descobrir o problema, é recomendado apenas que ela tenha maior exposição ao sol, transformando o tratamento em uma boa forma de retomar hábitos.
Porém, existem algumas condições que podem ser a causa da falta de vitamina D no organismo, sendo elas:
- doenças no fígado;
- cirurgias para perda de peso;
- doenças renais;
- obesidade;
- doença celíaca;
- fibrose cística;
- doença de Crohn;
- síndrome do intestino curto.
Existem também alguns medicamentos que podem ser a causa da falta de vitamina D no organismo, como laxantes, prednisona, fenitoína, fenobarbital e rifampicina.
Desse modo, ao notar uma possível falta de vitamina D no organismo, ou quando solicitado por seu médico, venha ao Laboratório Vicentino.
Com cinco unidades em Ponta Grossa, estamos preparados para auxiliar você na realização de seu exame, além de poder entregar o resultado no mesmo dia de forma online.
Veja mais: