A importância do check-up anual está na prevenção de doenças, tratamento precoce e melhoramento na qualidade de vida. Longe das correrias e dos altos gastos, a época das férias é ideal para fazer o check-up anual.
Não é preciso estar doente ou com sintomas diferentes do normal para frequentar um consultório. Ele é uma avaliação de rotina que engloba alguns exames específicos de acordo com a idade, sexo, histórico pessoal e familiar.
Tire suas dúvidas em relação à necessidade de se fazer o check-up anual.
Quais as vantagens de realizar o check-up anual?
Os exames permitem que o profissional identifique problemas de saúde com antecedência para indicar a prevenção ou o tratamento. Garante também que você saiba como levar uma vida mais saudável.
Algumas pessoas evitam realizar os exames, com medo de ter que pagar altos valores pelo tratamento de alguma doença encontrada, porém o objetivo do check-up anual é a prevenção do surgimento de possíveis problemas de saúde. O gasto em relação aos exames é pouco em relação a doenças que podem se desenvolver pela negligência em fazer realizar preventivos.
Quais são os fatores de risco?
Todas as pessoas devem buscar fazer o check-up, que é uma das vertentes da medicina preventiva.
O grupo de risco inclui pessoas sedentárias, fumantes, com sobrepeso, pessoas que possuem má alimentação, portador ou histórico de doenças crônicas dentro da família, e pessoas que se queixam de sintomas como cansaço recorrente, dores no corpo, ganho ou perda de peso frequente, entre outros.
Quando fazer o check-up?
Acima de 35 anos, recomenda-se o check-up pelo menos uma vez ao ano.
Mas para quem se enquadra dentro de uma ou mais fatores de risco, é recomendável uma frequente visita ao médico para poder começar tratamento e prevenção o quanto antes, independentemente da idade.
Quais exames são feitos?
Alguns exames mudam conforme o sexo. No caso das mulheres, os exames geralmente exigidos são: papanicolau, colposcopia, dosagens hormonais (TSH, T3 e T4), mamografia e ultrassonografia pélvica transvaginal.
Para os homens: exame de urina, função hepática, dosagem PSA, ultrassonografia da próstata e toque retal.
Os exames em comum de ambos os sexos é o exame de sangue, ecocardiograma para avaliação do coração, densintometria óssea para identificar a presença da osteoporose, exame de fundo de olho e exame proctológico para prevenção do câncer colorretal.
Realize seus exames no Laboratório Hospital Vicentino para garantir resultados com precisão.