O exame de Beta HCG, ou, o exame de gravidez, é um dos exames mais comuns a serem realizados no dia a dia.
Esse exame é feito por uma coleta de sangue e é capaz de apontar se a mulher está ou não está esperando um bebê.
Apesar de existir testes rápidos que podem ser adquiridos em farmácias, o exame de sangue é uma segurança maior no resultado, já que ele mede por meio de hormônios como o corpo da mulher está reagindo.
Desse modo, a coleta de sangue pode ser feita sem preparação especial, ou seja, não necessita de jejum ou ficar sem exercícios físicos.
Mas, ele também é indicado para ser realizado em dias corretos. Por isso, se você quer saber como o Beta HCG é medido e como o exame é realizado, esse artigo é para você!
O que é o exame de Beta HCG?
O exame de Beta HCG trata-se de uma coleta de sangue para qualificar a presença do hormônio HCG no sangue e, assim, mostra se há indícios de gravidez, quanto tempo de gestação e se tudo está de acordo ao esperado.
O HCG é um hormônio que tem a produção elevada na gestação e, por isso, é utilizado para diagnósticos e acompanhamento de uma gestação.
Contudo, esse hormônio não é encontrado somente em uma mulher grávida, já que pode ser encontrado até mesmo em homens.
Caso você tenha realizado o exame e tenha suspeita de estar grávida, consulte um especialista para a confirmação.
Esse exame é indicado para todas as mulheres que desejam saber se estão grávidas. Porém, é necessário esperar alguns dias de menstruação atrasada para realizar o teste e ter um resultado mais assertivo.
Assim, apesar de ser o exame mais seguro e assertivo para descobrir uma possível gravidez, o exame de Beta HCG é capaz de identificar uma mínima quantidade de HCG no sangue.
Se o exame der positivo em mulheres grávidas com mais de 35 anos, é recomendado realizar o exame de NIPT, que é um teste pré-natal não invasivo, que avalia o risco de doenças cromossômicas.
O exame de Beta HCG, ou BHCG, é feito por meio de uma coleta de sangue que funciona da seguinte maneira:
- um torniquete é colocado acima da veia do paciente;
- após encontrar a veia, é introduzida uma agulha final para o enchimento dos tubos;
- o sangue é coletado e levado ao laboratório para análise.
O que pode ser descoberto com Beta HCG?
O exame de Beta HCG pode indicar positivo ou negativo para a gravidez. Contudo, existe uma pequena chance do exame apresentar um resultado falso positivo. Apesar de raro, como já dito, pode acontecer e podem ter alguns motivos: morte fetal ou tratamento à base de Beta HCG.
Algumas doenças e tumores também podem elevar a dosagem de HCG, portanto, se a elevação acontecer em homens ou mulheres não grávidas, é necessário consultar um médico especialista.
A quantidade de Beta HCG pode indicar o tempo de gestação, sendo possível identificar assim se a gestação é recente ou tem mais tempo.
Outra situação que pode ser identificada com o exame Beta HCG é se a mulher está grávida de gêmeos ou não. Afinal, os valores do hormônio são superiores aos normais indicados para cada semana.
Contudo, é sempre necessário realizar uma ultrassonografia a partir da sexta semana da gestação para confirmar a presença dos gêmeos.
Mas, é necessário entender que é recomendado esperar 10 dias de atraso menstrual para realizar o exame de BHCG, evitando assim um resultado falso. Isso porque os valores do hormônio começam a aumentar após o sexto dia de fecundação.
Então, por ser mais confiável que o exame de farmácia, realizar o beta HCG é mais recomendado. Isso porque, enquanto o exame de farmácia só indica se a mulher está ou não grávida, o exame de Beta HCG indica pela quantidade de hormônio no sangue se está ou não e há quanto tempo a gestação está acontecendo, caso exista.
Como interpretar o resultado do Beta HCG?
Como supracitado, os níveis do hormônio Beta HCG alteram quando a mulher está grávida. Esse hormônio é o principal indício e, desse modo, pode apresentar desde o tempo de gravidez até mesmo se ela está grávida de gêmeos ou não.
Porém, é necessário salientar mais uma vez que se deve esperar, pelo menos, 10 dias de atraso menstrual para ter um resultado mais preciso e, desse modo, evitar um falso positivo ou falso negativo.
Então, os níveis do hormônio Beta HCG podem apresentar três valores após o exame realizado:
- níveis abaixo de 5 mlU/ml: negativo;
- entre 5 e 25 mlU/ml: resultado inconclusivo (pode requisitar um novo exame);
- cima de 25 mlU/ml: resultado positivo.
Outros valores que podem ser notados ao final do exame são:
- menor que 5 mlU/ml: não grávidas ou com menos de 3 semanas;
- entre 5 a 50 mlU/ml: mais de 3 semanas de gravidez;
- entre 5 a 426 mlU/ml: de 4 a 5 semanas de gravidez;
- entre 18 a 56.500 mlU/ml: de 5 a 6 semanas de gravidez;
- entre 7.650 e 229.000 mlU/ml: de 7 a 8 semanas de gravidez.
Quais as diferenças entre o exame Beta HCG e o de farmácia?
Apesar de ambos indicarem se a mulher está grávida ou não, o exame Beta HCG indica a quantidade de hormônio presente no sangue, sendo o Beta HCG quantitativo.
Enquanto isso, o teste de farmácia não avalia a concentração de hormônio, somente se existe a presença ou não da substância na urina. Assim, achando o Beta HCG qualitativo presente no corpo.
Por esse motivo, o mais indicado é a realização do Beta HCG quantitativo no Laboratório Vicentino. Garantindo que o resultado será o mais correto possível, auxiliando em toda a fase do pré-natal da mulher e, assim, garantindo a realização dos próximos exames que sejam necessários.
Com o resultado saindo em menos de 24 horas, basta você agendar seu horário pelo nosso site ou telefone e aguardar o resultado do seu exame.
Veja mais: