A Imunoglobulina E (IgE) é uma proteína que possui baixas concentrações no sangue e, normalmente, é encontrada na superfície de algumas células.
Por estar presente na superfície de basófilos e mastócitos, que são células que normalmente aparecem em maiores concentrações no sangue durante reações alérgicas, o IgE está relacionado a alergias.
Mas não é só isso. Se a sua concentração estiver alta no sangue, o motivo pode ser doenças causadas por parasitas e doenças crônicas como asma, por exemplo.
Nesse artigo vamos conhecer um pouco mais sobre a Imunoglobulina E e como são realizados os exames para verificar seus níveis.
O que é Imunoglobulina E?
Trata-se de uma proteína presente na superfície de algumas células do sangue e que apresenta em maiores quantidades durante as reações alérgicas.
Contudo, quando essa concentração está muito alta, acima do normal, ela pode estar associada a outras questões, tais como doenças provocadas por parasitas ou doenças crônicas, como a asma, por exemplo.
Exame de IgE?
O exame para verificar a dosagem de IgE é solicitado pelo médico de acordo com o histórico do paciente, principalmente se existir quadro de reações alérgicas constantes.
Ele também é indicado para verificar a ocorrência de reações alérgicas e suspeita de doenças causadas por parasitas ou de aspergilose broncopulmonar, que é causada por fungos e ataca o sistema respiratório.
Mesmo sendo um dos principais exames para diagnosticar alergias, a concentração aumentada de IgE não deve ser o único critério para detectar alergias. No exame também não é possível obter informações sobre o tipo de alergia. Por isso, muitas vezes é indicado um teste de alergia para certificar o diagnóstico.
Enfim, o exame é feito através de coleta de sangue e não é necessário fazer jejum. Nele será enviado informações sobre a concentração da imunoglobulina no sangue, assim como os valores de referência.
Valores de referência
O valor de imunoglobulina E irá variar de acordo com a idade e as referências usadas em cada laboratório. Geralmente esses são os números mais usados:
– 0 a 1 ano – até 15 kU/L
– 1 a 3 anos – até 30Ku/L;
– 4 a 9 anos – até 100kU/L;
– 10 a 11 anos – até 123 kU/L;
– 11 a 14 anos – até 240kU/L
– a partir dos 15 anos – 160kU/l;
O que significa IgE alta?
Já vimos que a principal causa da IgE é a alergia, portanto existe outras situações que pode apresentar aumento dessa imunoglobulina no sangue, entre elas estão:
– rinite alérgica;
– eczema atópico;
– doenças inflamatórias como Kawasaki, por exemplo
– mieloma;
– aspergilosis broncopulmonar;
– asma
Enfim, o exame pode apresentar índices aumentados devido a doenças inflamatórias no intestino, infecções crônicas ou doenças no fígado.
Síndrome do hiper IgE
Existe uma síndrome, chamada de hiper IgE, que é um tipo de imunodeficiência primária em que podem ser constatados os índices de IgE acima do normal para a idade, além de aumento dos níveis de eosinófilos circulantes.
Dessa forma, quando acontece esse tipo de alteração é possível que exista um eczema, que é o surgimento de abscesso por bactérias na pele, pulmões e articulações. Isso também pode levar à diminuição da massa óssea e fraturas frequentes.
IgA, IgE, IgG e IgM têm as mesmas funções?
A resposta é não. Vamos entender a diferença entre elas.
Imunoglobulina IgA
Refere-se aos anticorpos presentes em secreções intestinais, genitais, urinárias e do sistema respiratório. Ela também é encontrada no leite materno e, quando passado para o bebê durante a amamentação, ajuda no desenvolvimento do sistema imunológico, por exemplo.
Sua principal função é a defesa do organismo, portanto, quando está com taxas baixas, pode favorecer no desenvolvimento de infecções.
Imunoglobulina IgE
Como já vimos anteriormente, é uma proteína presente em baixas concentrações no sangue e normalmente é encontrada na superfície das células, principalmente em basófilos. O IgE está relacionado a casos de alergias ou doenças causadas por parasitas e doenças crônicas.
Imunoglobulina IgG
A igG é uma proteína produzida pelo sistema imunológico para combater substâncias que causam doenças como vírus, bactérias e outros agentes infecciosos.
Ela é uma classe de anticorpos produzida em resposta a uma infecção. Seu nível pode aumentar quando existe uma infecção aguda, estabilizar e depois ficar persistindo por um longo prazo.
Imunoglobulina IgM
Ele é considerado o anticorpo mais importante, pois é responsável pelas respostas primárias a invasores e a presença dele pode indicar algumas patologias.
É uma classe de anticorpos produzida pelo organismo, ou seja, a primeira forma de diagnosticar uma infecção, sendo possível de detectá-la entre uma ou duas semanas de exposição às substâncias.
Existe a síndrome de hiper IgM, que é caracterizada por níveis elevados de imunoglobulina M e níveis baixos ou ausentes de outras imunoglobulinas. Como resultados desses números, as pessoas ficam mais suscetíveis a infecções bacterianas.
Laboratório Vicentino
O Laboratório Vicentino está preparado para fazer o exame de Imunoglobulina e disponibilizar os resultados em 24 horas. Portanto, clique AQUI para ter mais informações.
Veja também:
Como saber como estão os níveis de testosterona?