Tudo sobre a 4ª dose da vacina contra a covid-19

Desde o mês de março o Ministério da Saúde vem recomendando a aplicação da 4ª dose da vacina contra o Convid-19.

Também conhecida como 2ª, ela é indicada para as pessoas que começaram a vacinação com as marcas Pfizer, CoronaVac ou AstraZeneca. Isso porque a proteção contra a doença dessas marcas, vai caindo conforme o tempo passa.

De acordo com o consórcio de veículos de imprensa e secretaria de 26 estados e do Distrito Federal, o Brasil tem 21,5 milhões de pessoas imunizadas com a 4ª dose contra a covid.

O que está sendo percebido é que muitas pessoas não estão tomando esse reforço por não achar necessário ou por medo das reações que ela pode dar.

Nesse artigo vamos falar como a 4ª dose da vacina contra a covid funciona e as reações que ela pode apresentar.

O que é a quarta dose?

A quarta dose da vacina, ou segunda dose de reforço da vacina contra a covid 19 é mais uma fase de imunização contra a doença.

Para tomar essa dose a pessoa precisa respeitar um intervalo de, no mínimo, quatro meses a partir do 1º reforço, ou terceira dose, para quem está com o esquema vacinal com a CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer. Para aqueles que receberam a Jassen, o primeiro reforço equivale à segunda dose.

Por isso, a vacina utilizada para esse reforço deverá ser da Pfizer, Janssen ou AstraZeneca.

A quarta dose oferece mais proteção contra o coronavírus e evita o agravamento dos quadros de contaminação. Isso faz com que os números de internamento e óbitos diminuam e, ainda, tem o poder de minimizar o reflexo das sequelas que a doença pode deixar.

Quem pode tomar a quarta dose

A vacina é um reforço que vem sendo aplicado em pessoas com pelo menos 35 anos, além dos profissionais de saúde.

Para tomar essa dose, é preciso que o paciente tenha tomado a dose de reforço pelo menos há quatro meses, o que equivale a 120 dias.

Outro pré-requisito bem importante para tomar a quarta dose é que, aquelas pessoas que tiveram covid-19 devem esperar até quatro semanas sem sintomas para poder se vacinar. Não é aconselhável tomar a vacina se ainda tiver algum sintoma da doença, como tosse, congestão nasal ou qualquer sintoma gripal.

Por que essa faixa etária foi escolhida?

A faixa etária para tomar essa dose é a partir de 35 anos. Essa idade foi escolhida por se tratar de um grupo mais suscetível à doença. Tudo isso porque as vacinas que são aplicadas hoje foram projetadas a partir da cepa do vírus chamada de ancestral, descoberta em 2019 na cidade Wuhan, na China. Porém, quando o vírus sofre grandes mutações e é considerado uma nova variante, uma das consequências é a capacidade de escapar de anticorpos gerados por infecção ou pela própria vacinação.

Por isso, o esquema das três doses é indispensável para garantir a proteção e imunização. De acordo com um estudo publicado pela revista científica The Lancet Respiratory Medicine, duas aplicações da vacina Pfizer reduzem em 41% as hospitalizações e, com o reforço, esse número sobe para 85%.

Como a imunidade em idosos é mais baixa, estudos começaram a comprovar que a quarta dose é essencial para esse grupo de pessoas. A revista científica New England Journal of Medicine publicou um estudo com base nos dados de mais de 1,2 milhões de pessoas com mais de 60 anos em Israel. O resultado do estudo mostrou que a incidência de casos graves de Covid-19 entre as pessoas que tomaram o reforço foi 3,5% menor do que as que não tomaram.

Reações que a quarta dose pode apresentar

Assim como as doses anteriores, a quarta também pode causar algum tipo de reação. Portanto, esse pode ser um dos motivos por que muitas pessoas não estão fazendo a imunização pela quarta dose.

Muito ao contrário do que as pessoas pensam, com a quarta dose, as chances de ter uma reação são até menores. Tudo isso porque a cada dose as reações tendem a diminuir. Normalmente a primeira dose é a que mais tem reação, pois o corpo não está acostumado.

As reações na quarta dose normalmente acontecem quando a vacina utilizada é diferente das aplicadas anteriormente.

Entre os efeitos mais comuns das vacinas que estão sendo usadas no Brasil –  Janssen, Pfizer e AstraZeneca – estão:

Dor no local da aplicação;
Mal-estar;
Dor no corpo;
Febre;
Enjoo;
Diarreia;
Sintomas gripais;

Esses sintomas costumam durar 24 horas, chegando no máximo a permanecer por dois dias.


Por que as vacinas dão reações?

As reações são normais quando o corpo recebe qualquer tipo de imunizante. Claro que não são todas as pessoas e nem sempre o corpo vai reagir a uma vacina.

Essas reações podem acontecer porque as vacinas provocam um tipo de inflamação no organismo e o corpo gera uma resposta imunológica às substâncias recebidas. Esse processo inflamatório pode causar sintomas como dor local, dor de cabeça ou no corpo, febre, diarreia e vários outros sintomas. O corpo usa as reações para combater o elemento estranho que está recebendo.

Segundo especialistas, as reações são sinais de que o sistema está reagindo à vacina recebida.

Onde tomar a quarta dose da vacina

Procure a rede de saúde do seu município e consulte o calendário de vacinas para confirmar o local,  data e se você está apto a receber a 4ª dose da vacina contra a covid-19.


Veja também:
Vacina pediátrica da covid-19: Tudo que você precisa saber

Resultados

PACIENTE

O Número de Identificação e a Senha encontram-se no protocolo de atendimento, entregue na recepção do laboratório.

 
 

MÉDICO

O Número de Identificação e a Senha são informados pelo laboratório. Caso ainda não os tenha, entre em contato conosco.

Agendar Exames

Agende agora mesmo seu exame e receba o resultado no mesmo dia!

Uvaranas

42 3226-2551

R. João Malinoski, 245

Centro

42 3224-4455

R. Sen. Pinheiro Machado, 563

Oficinas

42 3028-9494

R. Luiz Gama, 13

ISPON

42 3028-5400

R. Cel. Francisco Ribas, 638

O1 SAÚDE

42 3122-9696

R. Padre Ildefonso, 475

Nossos Laboratórios

Uvaranas

42 3226-2551

R. João Malinoski, 245 – Ponta Grossa – PR

Centro

42 3224-4455

R. Sen. Pinheiro Machado, 563 – Ponta Grossa – PR

Oficinas

42 3028-9494

Rua Luiz Gama, 13 – Ponta Grossa – PR

ISPON

42 3028-9494

Rua Cel. Francisco Ribas, 638 – Ponta Grossa – PR