Existem dois tipos de exames de sangue que podem detectar algum tipo de alergia, o IgE total e o IgE específico. Esses testes podem descobrir qual o tipo e qual agentes podem estar provocando alergia no organismo.
A maioria das pessoas durante a infância ou a fase adulta já passaram por alguma crise alérgica, no geral, esses problemas são causados por ingestão de alimentos ou por inalação de poeira ou outras substâncias.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde, nos dias atuais 40% da população do mundo tem problemas alérgicos e a projeção é para que esse dado chegue a 50%, até 2050.
Esses testes permitem o diagnóstico e tratamento de várias alergias. No artigo de hoje vamos falar sobre exames de alergia e como eles funcionam. Então confira e boa leitura!
O que é alergia e quais os principais tipos?
A alergia é causada quando o sistema imunológico encontra algum porco estranho ou substância que não é tolerada pelo organismo:
As alergias mais comuns são as respiratórias (espirros e secreção), cutâneas ( manchas e vergões na pele), alimentares ( marcas na pele e anafilaxia).
Agora vamos entender um pouco mais sobre cada uma delas:
Respiratórias
Esse tipo de alergia é causada pelo sistema imunológico em resposta a inalação de substâncias como pólen, poeira, pelos de pets, fungos ou ácaros. A exposição a esses agentes podem causar doenças respiratórias como asma, rinite e sinusite.
Cutâneas
Trata-se de uma reação inflamatória que pode se manifestar em diferentes regiões da pele causando sintomas como vermelhidão, coceira, bolinhas, vergões ou bolinhas.
Existem diversas causas que podem resultar em alergias cutâneas, dentre elas estão:
- Urticária:desencadeada por medicamentos ou alimentos, picadas de inseto ou contato com substâncias como látex e tintas;
- Angioedema: tem a mesma origem da urticária, mas com sintomas mais graves como inchaço em diversas regiões do corpo e vias respiratórias;
- Dermatite de Contato: trata-se de uma irritação na pele;
- Dermatite Atópica: trata-se de uma irritação em partes específicas como na parte de trás dos joelhos, cotovelo, pescoço e rosto;
- Alergia Nervosa: Irritação com coceira na pele causada por problemas emocionais como transtorno de ansiedade;
- Alergia ao Sol: Causada por exposição excessiva ao sol.
Alimentares:
Essa alergia é uma reação do sistema imunológico por conta da ingestão de algum componente ou substância presente em algum alimento como vírus, bactérias ou toxinas.
Por definição, alergia alimentar se trata de uma reação do sistema imunológico a algum
Os efeitos da alergia alimentar variam de acordo com os sintomas que o paciente apresenta que vão desde lesões na pele até situações mais graves como a anafilaxia ou choque anafilático
Como fazer teste de alergia?
Recomenda-se que caso o paciente apresente qualquer tipo de sintoma relacionado a alergia, a primeira ação deve ser procurar um médico.
Durante a consulta o especialista fará uma revisão de histórico familiar e pessoal do paciente a fim de identificar sintomas, causas e tratamento para a alergia
Após uma avaliação completa o paciente poderá ser encaminhado para exames mais específicos a fim de confirmar ou não o diagnóstico.
Existem dois tipos de exames capazes de detectar alergia. Confira a seguir:
IgE específico
Esse exame é feito através de uma amostra de sangue que testa os anticorpos IgE em resposta a alérgenos individuais, visando descobrir a causa específica da alergia.
Antes do teste o médico deve selecionar alguns agentes alérgenos com base nos sintomas que o paciente apresentar.
Além disso, através desse tipo de testagem é possível identificar proteínas específicas que causam as reações no paciente e se ele corre o risco de uma reação sistêmica mais grave ou uma reação localizada leve.
IgE total
Esse exame é realizado para testar os níveis totais de IgE no sangue a fim de confirmar reação alérgica. Basicamente, se a taxa estiver mais alta que o normal, provavelmente significa que o paciente possui algum tipo de alergia.
Porém, o teste de IgE total não é capaz de revelar o agente que causou a reação alérgica, já que não identifica anticorpos específicos.
Confira os valores referência na tabela abaixo:
Créditos: eigier diagnósticos
Como são feitos os exames de sangue para alergia?
Ambos exames são realizados através de amostra de sangue e é necessário somente que o paciente faça jejum de 8 horas antes do procedimento.
Além disso, o profissional faz a coleta do material sanguíneo em uma agulha e isso geralmente dura menos de cinco minutos.
Outros exames de alergia:
Outras técnicas também podem ser realizadas para detectar alergias dentre elas estão:
- Teste de alergia no antebraço ou Teste de Prick: Nesse procedimento são aplicadas algumas gotas da substância alérgica no antebraço ou são feitas pequenas picadas na pele e aguardam 20 minutos a fim de averiguar se o paciente teve reação.
- Teste de alergia nas costas: Algumas fitas adesivas com alérgenos são coladas nas costas do paciente e ficam lá por até 48 horas a fim de verificar se o mesmo terá algum tipo de reação.
- Teste de provocação oral: Durante esse teste o paciente deve ingerir uma quantidade do alimento que lhe causa alergia a fim de verificar o nível de reação.
Por fim, se você tem algum desses sintomas citados nesse artigo, procure um médico especialista para realizar exames detalhados e um diagnóstico correto. Cuide da sua saúde!
Exame de alergia em Ponta Grossa:
Se você está procurando esse e outros exames em Ponta Grossa e região venha até o laboratório Vicentino. Nosso objetivo é estabelecer laços de confiança em resultados, realizando nossas atividades com responsabilidade técnica, humana e sob ações éticas e coerentes.
Agende seu exame clicando AQUI
E aí, gostou desse artigo? Então acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como esse!
Veja também:
Exame de prolactina: para que serve e como entender o resultado