O Exame de PSA, Antígeno Prostático Específico, é realizado para descobrir os níveis de concentração da enzima, que é produzida por células localizadas na próstata. Alterações nesses níveis podem indicar uma série de problemas como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata.
No artigo de hoje vamos falar sobre este exame e sua importância para a saúde dos homens. Então confira!
Sobre o exame PSA
Indicado para todos o homens a partir dos 45 anos, o exame de PCA é feito através de amostras de sangue. O exame é simples e indolor e deve ser feito, pelo menos, uma vez por ano, para se obter um diagnóstico precoce da doença.
Normalmente homens saudáveis têm níveis de PSA total inferiores a 2,5 ng/ml ( antes dos 65 anos de idade) e inferiores a 4,0 no/ml ( acima de 65 anos), por exemplo.
Sempre que existir a possibilidade de câncer de próstata, o PSA deve ser realizado juntamente a outros exames como toque retal, ressonância magnética e biópsia, visando confirmar o diagnóstico.
Densidade de PSA
Quanto maior a densidade do PSA, maior é a suspeita da presença de câncer de próstata, porém é necessário repetir os exames para confirmação. Assim, teremos um resultado mais conciso.
Como interpretar o resultado do exame de PSA?
Quando o paciente apresentar valor de PSA superior a 4,0 ng/ml, é preciso refazer o exame para confirmar o valor e identificar a causa.
Geralmente, quanto mais alto o é o valor de PSA, maior é a suspeita de câncer de próstata, por isso esse exame é de extrema importância para detectar essa doença em estágio inicial.
Os de referência para esse exame são:
- Até 65 anos: até 2,5 ng/mL;
- Acima de 65 anos: até 4 ng/mL.
Por fim, para de fato saber se existe qualquer alteração nos níveis de Antígeno Prostático Específico recomenda-se o acompanhamento de um urologista.
Gostou deste artigo? Então acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como este!
1Veja também: