O exame de cortisol tem o objetivo de verificar se existem problemas nas glândulas suprarrenais ou com a hipófise (glândulas que produzem o hormônio cortisol).
Através desse exame é possível identificar doenças como Síndrome de Cushing ou Doença de Addison
O hormônio conhecido como cortisol é o responsável por controlar o estresse em nosso corpo, além de ajudar a diminuir inflamações, melhorar o funcionamento do sistema imune e auxiliar o metabolismo de proteínas, gorduras e carboidratos, mantendo os níveis de açúcar no sangue constantes. No artigo de hoje vamos falar sobre o exame de cortisol, então boa leitura!
O exame:
Existem três tipos de exames para avaliar os níveis de cortisol no corpo humano, são eles:
- salivar: Avalia os níveis de cortisol na saliva e ajuda a identificar problemas como estresse crônico ou diabetes;
- urinário: Tem objetivo de identificar os níveis de cortisol livre na urina, devendo ser colhidas amostras de urina durante 24 horas;
- sanguíneo: Serve para avaliar os níveis de cortisol proteico e livre no sangue, ajudando a diagnosticar doenças como a Síndrome de Cushing.
Como se preparar para o exame do cortisol
Exame de sangue: Para o exame de cortisol no sangue, é necessário fazer jejum de 4 hora antes da coleta, evitar fazer exercícios físicos no dia anterior ao exame e fazer repouso de 30 minutos antes de realizar o exame;
Além disso, deve-se sempre informar o médico sobre os remédios que está tomando, especialmente no caso de corticoides, pois podem provocar alterações nos resultados desse tipo de exame.
Exame de urina: Fazer a coleta nos horários solicitados pelo laboratório;
Exame salivar: coleta de saliva deve ser feita preferencialmente até 2 horas após acordar. Porém, se for feita após uma refeição principal deve-se esperar 3 horas e não escovar os dentes durante esse período.
Alterações nos resultados
Fatores como calor, frio, infecções, excesso de exercício, obesidade, gravidez ou estresse podem ser algumas das possibilidades para alteração desse hormônio no organismo.
Por isso, quando o resultado do exame for alterado, procure um médico para verificar se houve interferência de algum desses fatores e se será necessário novos exames.
Por fim, o exame de cortisol só pode ser realizado após recomendação médica. Além disso, também é importante ficar atento aos sintomas.
Para agendar o seu exame clique AQUI
Gostou desse artigo? Então acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como esse!
Veja também: