O governo federal decidiu estender a dose de reforço da vacina contra a covid-19 à toda população maior de 18 anos. Desde setembro de 2021, a terceira dose estava restrita àqueles com mais de 60 anos, profissionais da saúde e pessoas com deficiências no sistema imunológico.
Primeiramente, de acordo com o Ministério da Saúde, a dose de reforço da vacina deverá ser aplicada novamente em até seis meses após a aplicação da segunda dose, em algum dos 38 mil postos de saúde distribuídos pelo país.
Quem deve tomar a terceira dose?
Todos os maiores de 18 anos deverão receber o reforço da vacina de um dos cinco imunizantes das farmacêuticas Sinovac (Coronavac) , Pfizer e AstraZeneca.
E para aqueles que receberam o imunizante de doze única?
Conforme recomendação do Ministério da Saúde, aqueles que receberam a vacina da Janssen há dois meses ou mais devem procurar os postos de saúde para uma segunda dose da mesma vacina. Cinco meses depois, elas estarão aptas ao reforço (que deverão ser da vacina Pfizer).

Quando poderei receber a terceira dose da vacina?
Cada Estado ou cidade divulgará um calendário de vacinação próprio. De acordo com projeções do governo, 12,4 milhões de brasileiros estão aptos a receber a dose de reforço.
Além disso, cada cidadão deve ficar atento ao calendário de vacinação da sua cidade.
É preciso cadastrar ou já posso procurar o posto de saúde?
Para tomar uma dose de reforço, basta acompanhar o calendário de cada Estado ou município e procurar um posto de saúde, munido do comprovante da segunda dose (a necessidade de cadastro varia de acordo com cada região).
Qual será a vacina utilizada no reforço?
De acordo com documento Ministério da Saúde, a vacina a ser utilizada deve ser “preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Pfizer) ou, de maneira alternativa, de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca), independentemente do esquema vacinal primário”.
Esse esquema de trocar fabricantes de vacinas traz riscos?
Não. Os riscos de vacinas alternativas são menores do que na aplicação repetida de uma mesma vacina.
Por fim, agora que você já conhece as principais informações, fique atento ao calendário de vacinação do seu estado e se imunize!
Gostou desse artigo? Então acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como esse!
Veja também:
Coronavírus: Tudo o que se sabe sobre a nova variante até agora