A tireoide é uma glândula do corpo humano que age na função de órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e rins. É fundamental que ela esteja em perfeito estado para garantir o equilíbrio e a harmonia do organismo. Seu mau funcionamento pode estar ligado a diversos problemas de saúde.
O funcionamento inadequado da glândula pode liberar hormônios em excesso, conhecido como hipertireoidismo, ou em quantidade abaixo da normalidade, o hipotireoidismo. Conheça um pouco mais sobre a importância do bom funcionamento da tireoide.
O que a tireoide controla?
A tireoide é uma glândula em forma de borboleta e fica localizada na parte frontal do pescoço. Além de agir em diversos órgãos extremamente importantes, a tireoide interfere no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, no peso, na memória, na concentração e em todo o controle emocional.
O que o funcionamento inadequado afeta?
O hipotireoidismo acontece quando a glândula não produz as quantidades suficientes dos hormônios T3 e T4, fazendo com que todas as funções do organismo se tornem mais lentas. Pode gerar sintomas como cansaço intenso sem causa aparente, aumento de peso, dores articulares, raciocínio lento, problemas de memória e vários outros.
Já o hipertireoidismo existe quando ocorre excesso na produção dos hormônios T3 e T4, tendo alguns dos sintomas como ritmo cardíaco acelerado, alterações de humor, perda de peso, transpiração excessiva, fraqueza nos músculos, entre outros sintomas.
Prevenção e cuidados
Para produzir os hormônios, a tireoide precisa de micronutrientes como Iodo, Selênio, Zinco, entre outros. Esses nutrientes vêm a partir da alimentação, por isso é muito importante manter uma dieta saudável.
Fatores como a falta de atividade física, má qualidade de sono, excesso de álcool e drogas, impactam no funcionamento do corpo todo por consequência da tireoide também.
Exames
As alterações na tireoide são identificadas mediante uma detalhada avaliação clínica e exames específicos. Os exames de sangue medem os níveis de hormônios tireoidianos e TSH e os exames de imagem investigam o tamanho e a presença de nódulos na tireoide. Porém, é sempre importante a consulta médica para saber bem ao certo quais exames solicitar.
Para exames de qualidade e confiança conte sempre com o Laboratório Hospital Vicentino. Entre em contato conosco e agende já!