Hoje em dia, com a falta de tempo e acesso fácil aos produtos industrializados, muitas pessoas acabam optando por eles no dia a dia. Porém, a ciência já comprovou que muitos deles são prejudiciais à saúde. Diversos dos produtos que consumimos ao longo do dia têm consequências negativas para o nosso organismo.
Com baixa qualidade nutricional e normalmente muito saborosos, esses alimentos têm sido consumidos em excesso. Isso está relacionado com o desenvolvimento de doenças crônicas e obesidade, como afirma o Relatório da Organização Mundial da Saúde “Alimentos e bebidas ultraprocessados na América Latina: tendências, efeito na obesidade e implicações para políticas públicas”.
Selecionamos alguns dos alimentos mais consumidos e que segundo pesquisas trazem consequência negativas para o organismo. Confira!
Refrigerantes
O maior problema do consumo excessivo de refrigerante é a alta concentração de açúcares na bebida. Isso está diretamente relacionado com o desenvolvimento de diabetes, a longo prazo. Além disso, os refrigerantes possuem baixo teor de nutrientes, os quais são fundamentais para a saúde do corpo humano. O aconselhável é consumir frutas in natura, em substituição ao refrigerante.
Macarrão instantâneo
A facilidade e a rapidez no preparo dos macarrões instantâneos fazem deles os queridinhos para aquela hora que bate a fome. Porém eles são uma peça escolha para a alimentação. A maioria dos ingredientes encontrados neles são aditivos químicos, que podem ajudar no aumento da pressão arterial, aumento do colesterol e obesidade.
Embutidos
Os embutidos derivados de carne processada, como salsichas, hambúrgueres, presunto, mortadela, são ricos em sódio e gordura saturada. Com custo baixo, longa duração e práticos, esses alimentos são consumidos excessivamente e possuem baixo valor nutricional.
Bolachas recheadas
A concentração de açúcares nas bolachas recheadas torna o alimento com uma densidade energética muito grande. Além disso, eles contêm uma grande quantidade de gordura saturada, o que favorece o aumento do colesterol ruim e a diminuição do colesterol bom.
Uma alimentação saudável ajuda na prevenção de diversas doenças. O consumo excessivo deles alimentos é prejudicial para a saúde. Por isso opte sempre por alimentos não industrializados e que possuam alto teor de nutrientes!