Principais doenças autoimunes e como identificá-las

doenças autoimunes

As doenças autoimunes são algumas das mais comuns em todo mundo, exigindo uma dedicação extra na divulgação de seus sintomas e fatores de risco.

Segundo dados da Divisão de Metabolismo, Digestão e Reprodução do Imperial College London, cerca de 10% das pessoas sofrem com as principais doenças autoimunes em todo o mundo. Se considerarmos outras pouco conhecidas e não diagnosticadas, esse valor pode chegar até 30%.

As doenças autoimunes são um grupo complexo de condições que afetam milhões de pessoas em todo o mundo. Elas surgem quando o sistema imunológico, que normalmente protege o corpo contra doenças, começa a atacar erroneamente células saudáveis.

Foto: Freepik.

O que são doenças autoimunes?

As doenças autoimunes são condições nas quais o sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo, causando inflamação e danos aos órgãos afetados. Existem mais de 80 tipos diferentes de doenças autoimunes, cada uma com características únicas.

Principais doenças autoimunes

  • Artrite Reumatoide: Uma doença autoimune que afeta as articulações, causando dor, inflamação e eventualmente danos nas articulações;
  • Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES): Uma condição que pode afetar várias partes do corpo, incluindo pele, articulações, rins e outros órgãos;
  • Doença de Crohn: Uma forma de doença inflamatória intestinal que pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal, resultando em dor abdominal, diarreia e perda de peso;
  • Esclerose Múltipla (EM): Uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central, causando uma variedade de sintomas, incluindo fadiga, problemas de visão e dificuldades de locomoção;
  • Doença Celíaca: Uma condição na qual o sistema imunológico reage de forma anormal ao glúten, causando danos ao revestimento do intestino delgado e dificultando a absorção de nutrientes.

 

Causas e possíveis mecanismos

As causas exatas das doenças autoimunes ainda não são totalmente compreendidas, mas acredita-se que uma combinação de fatores genéticos, ambientais e hormonais desempenhe um papel importante. Em indivíduos geneticamente predispostos, a exposição a certos vírus, bactérias, toxinas ou estresses físicos e emocionais pode desencadear uma resposta autoimune.

No caso das doenças autoimunes, o sistema imunológico falha em distinguir entre as células do próprio corpo e substâncias estranhas, como bactérias e vírus. Isso leva à produção de autoanticorpos, que atacam tecidos saudáveis, causando inflamação, dor e danos aos órgãos afetados.

 

Sintomas comuns

Os sintomas das doenças autoimunes podem variar amplamente, dependendo do órgão ou sistema do corpo afetado. No entanto, por atuarem diretamente no funcionamento do organismo, algumas doenças autoimunes apresentam sintomas em comum.

  • Fadiga persistente;
  • Dor nas articulações e músculos;
  • Inchaço;
  • Erupções cutâneas;
  • Febre;
  • Perda de peso inexplicada;
  • Problemas digestivos;
  • Distúrbios neurológicos, como problemas de memória e dificuldades de concentração.

 

Diagnóstico e exames específicos

O diagnóstico das doenças autoimunes pode ser desafiador, pois os sintomas muitas vezes se sobrepõem a outras condições médicas. No entanto, existem vários exames específicos que os médicos podem solicitar para ajudar a identificar essas doenças.

Exames de sangue

Os exames de sangue podem detectar a presença de autoanticorpos no sangue, que são característicos de muitas doenças autoimunes. Alguns dos exames de sangue mais comuns incluem o teste de fator reumatoide, teste de anticorpos antinucleares (ANA), teste de anticorpos anti-TPO (para doenças da tireoide) e teste de anticorpos anti-transglutaminase (para doença celíaca).

Biópsia de tecido

Em alguns casos, uma biópsia de tecido pode ser necessária para confirmar o diagnóstico de uma doença autoimune. Durante este procedimento, uma amostra de tecido é retirada do órgão afetado e examinada ao microscópio para detectar sinais de inflamação e danos.

Imagem médica

Testes de imagem, como radiografias, ultrassonografia, tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM), podem ser úteis para avaliar o grau de inflamação e danos aos órgãos afetados.

Foto: Freepik.

Tratamento

Embora as doenças autoimunes sejam crônicas e não tenham cura, existem várias opções de tratamento disponíveis para ajudar a controlar os sintomas e prevenir complicações. O tratamento geralmente envolve uma combinação de medicamentos, terapias e mudanças no estilo de vida.

  • Medicamentos anti-inflamatórios;
  • Corticosteroides;
  • Medicamentos imunossupressores;
  • Terapia biológica;
  • Fisioterapia;
  • Terapia ocupacional;
  • Mudanças na dieta e suplementação de nutrientes.

As doenças autoimunes são condições complexas que podem afetar quase todos os órgãos e sistemas do corpo. Embora não haja cura, o tratamento adequado pode ajudar a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Com um diagnóstico precoce e um plano de tratamento abrangente, muitas pessoas com doenças autoimunes podem levar uma vida plena e ativa. Se você suspeita que possa ter uma doença autoimune, é importante consultar um médico para um diagnóstico adequado e iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Conte com o Laboratório Vicentino para alcançar um diagnóstico rápido, eficiente e completo.

 

Saiba mais: Saiba quais os sintomas de alteração do TSH

Laboratório Vicentino

A mais moderna estrutura local, com equipamentos próprios, equipe especializada, quatro unidades e seus resultados prontos no mesmo dia

Conteúdos Recentes

Resultados

PACIENTE

O Número de Identificação e a Senha encontram-se no protocolo de atendimento, entregue na recepção do laboratório.

 
 

MÉDICO

O Número de Identificação e a Senha são informados pelo laboratório. Caso ainda não os tenha, entre em contato conosco.

Agendar Exames

Agende agora mesmo seu exame e receba o resultado no mesmo dia!

Uvaranas

42 3226-2551

R. João Malinoski, 245

Centro

42 3224-4455

R. Sen. Pinheiro Machado, 563

Oficinas

42 3028-9494

R. Luiz Gama, 13

ISPON

42 3028-5400

R. Cel. Francisco Ribas, 638

O1 SAÚDE

42 3122-9696

R. Padre Ildefonso, 475

Nossos Laboratórios

Uvaranas

42 3226-2551

R. João Malinoski, 245 – Ponta Grossa – PR

Centro

42 3224-4455

R. Sen. Pinheiro Machado, 563 – Ponta Grossa – PR

Oficinas

42 3028-9494

Rua Luiz Gama, 13 – Ponta Grossa – PR

ISPON

42 3028-9494

Rua Cel. Francisco Ribas, 638 – Ponta Grossa – PR