Os teste hormonais masculinos são essenciais na manutenção da saúde dos homens.
O levantamento “Um Novo Olhar para a Saúde do Homem”, da revista Saúde, indica que cerca de 58% dos homens não costumam realizar exames periódicos. O mesmo resultado é alcançado pelo Painel Abramed 2019 — O DNA do Diagnóstico que mostra que em 2019 as mulheres correspondiam a 62% dos exames realizados, enquanto os homens eram apenas 38%.
Isso mostra como falar sobre a saúde masculina ainda é um tabu. Uma grande parcela dos homens acredita que a realização periódica de exames e testes é um sinal de fraqueza ou medo.
Esse pensamento pode ser bastante prejudicial a longo prazo, propiciando uma redução nos diagnósticos precoces. Muitos só procuram um médico quando os sintomas já são considerados graves ou incapacitantes. Com isso, as doenças costumam ter menores chances de cura.
Consequentemente, a expectativa de vida de homens é cerca de 7,1 anos menor que a de mulheres.
Enquanto elas vivem em meio até os 79,3 anos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que eles vivem em média até os 72,2.
Diante desse contexto, desmistificar a saúde masculina e promover a realização de testes hormonais masculinos é indispensável para garantirmos bem-estar a eles.
Quais os principais testes hormonais masculinos?
Os hormônios são substâncias químicas complexas produzidas pelas glândulas endócrinas. Após sua produção, são distribuídos pelo corpo e agem de forma muito específica em diferentes órgãos vitais.
Por contarem com uma série de funções, são responsáveis por quase todas as atividades realizadas pelo organismo, garantindo o equilíbrio do mesmo. Essa ampla atuação garante que seja essencial para a manutenção da saúde.
Quando sua secreção ou absorção estão desreguladas, pode afetar nosso bem-estar e gerar problemas em que a reposição hormonal é necessária. Diversas situações podem causar esse desequilíbrio, mas um dos mais comuns é o envelhecimento.
Por esse motivo, check-ups regulares se tornam indispensáveis após os 40 anos. Porém, como homens costumam realizar menos exames, problemas hormonais só são detectados quando o paciente encontra-se em estado grave.
Muitos desses exames correspondem a problemas endócrinos específicos do sexo masculino, outros podem acontecer com todas as pessoas, mas são agravadas diante da demora do diagnóstico.
Dosagem de testosterona
A testosterona é o principal hormônio sexual masculino e atua diretamente no desenvolvimento sexual dos homens e no ganho de massa muscular. Por esse motivo, sua dosagem é um dos testes hormonais masculinos mais importantes para sua saúde.
É comum que com o avanço da idade haja uma redução da carga hormonal nos homens. A testosterona também enfrenta esse processo e exige reposição, pois pode acabar desencadeando alterações físicas e hormonais.
Através de um exame de sangue é possível detectar seus níveis e analisar o quadro dos pacientes. O exame costuma ser pedido de forma mais periódica para homens acima de 40 anos.
DHEA
A Dehidroepiandrosterona (DHEA) é um indispensável hormônio produzido nas adrenais que é transformado em outros dois hormônios sexuais, o estrogênio e o androgênio.
O DHEA afeta não apenas questões relacionadas à saúde reprodutiva masculina, mas também influencia sua capacidade de tomar decisões rápidas diante de situações de estresse. Além disso, é bastante associado à variações de humor.
Quando em baixa dosagem, desencadeia sintomas bastante específicos como aumentar os níveis de colesterol, reduzir a lidido e insônia.
Tireoidianos
Os hormônios tireoidianos Tetraiodotironina (tiroxina ou T4) e Triiodotironina (T3) são essenciais para a manutenção do organismo, na regulação da produção proteica e no desenvolvimento humano. Sua dosagem deve ser analisada com frequência, pois diversos fatores podem causar alteração em seus níveis.
Sintomas de alteração hormonal em homens
Novembro se aproxima e, junto, a campanha do Novembro Azul para conscientização da saúde do homem. O projeto visa divulgar informações, desmistificar o tema e promover o aumento do número de exames.
Uma das principais formas de popularizar esse cuidado é trazer atenção para a importância do sistema hormonal nos homens e da realização de testes hormonais masculino.
Por isso, tornar conhecimento público os sintomas mais comuns de alterações é fundamental:
- Redução da libido;
- Fraqueza muscular;
- Disfunção erétil;
- Alteração na produção de espermatozóides;
- Redução da densidade óssea;
- Ginecomastia (crescimento das mamas);
- Cansaço excessivo;
- Dificuldade de concentração;
- Problemas de memória;
- Redução da atividade intelectual;
- Irritabilidade e alterações de humor.
Embora pareçam sintomas comuns, juntos, apresentam um quadro progressivo de disfunção hormonal. Por esse motivo, a visita regular a um profissional especializado e a análise de testes hormonais masculinos podem viabilizar um diagnóstico muito mais eficiente.
Esse cuidado é essencial para a sua saúde e pode garantir o seu bem-estar. Então não deixe de visitar um médico e contar com um laboratório que entregue resultados precisos em muito menos tempo.
Estamos aqui para te auxiliar!