O que é o exame de Hemoglobina glicada?

exame de hemoglobina glicada

O exame de hemoglobina glicada é um dos testes mais recomendados na hora de investigar casos de diabetes.

Segundo dados da Biblioteca Nacional de Saúde, 463 milhões de adultos viviam com a doença em 2020. O número representava 9,3% da população entre 20 e 79 anos, valores alarmantes que só cresceram.

Os casos, decorrem de uma série de fatores decorrentes, especialmente, genéticos, embora sociais e econômicos também exerçam grande influência. Talvez um dos grandes responsáveis por isso seja a mudança nos hábitos de vida, hoje mais sedentários. 

O chamado Diabetes Mellitus (DM) acontece da falta da insulina. Esse hormônio atua na metabolização da glicose e, quando não é exercida sua função, há a ocorrência de quadros de falta de glicose.

O exame de hemoglobina glicada, ou teste A1c, é um exame de sangue que mede os níveis médios de glicose no sangue ao longo de um período de 2 a 3 meses. Por isso, é indispensável para pacientes com suspeita de diabetes ou que estão realizando o controle da doença.

Foto: Freepik.

Quando o Exame de Hemoglobina Glicada é necessário?

O exame da hemoglobina glicada é fundamental no diagnóstico da Diabetes. Ele realiza o controle glicêmico e registra a média da glicose presente na hemoglobina, daí o nome Hemoglobina glicada. Dessa forma, é possível diagnosticar a doença e compreender sua progressão.

Quando os níveis de glicose no sangue estão elevados, mais glicose se liga à hemoglobina nos glóbulos vermelhos. Isso resulta em um aumento nos níveis de hemoglobina glicada. Portanto, o exame A1c reflete os níveis médios de glicose no sangue durante um período prolongado.

Esse monitoramento é essencial na determinação de um tratamento adequado ao quadro. Dessa forma, não apenas o cuidado é otimizado, como também as ações indicadas pelo profissional responsável.

O exame da hemoglobina glicada ainda favorece o ajuste desse tratamento. Com isso, o tratamento é ajustado à realidade do paciente, prevenindo as tão temidas complicações.

 

Como interpretar os resultados do exame da hemoglobina glicada

Os resultados do exame da hemoglobina glicada então serão avaliados pelo médico responsável pelo caso. Porém, você também pode interpretar, embora isso não dispense a exigência de acompanhamento profissional.

  • Normal: Geralmente, um valor de hemoglobina glicada entre 4% e 5.6% é considerado normal em indivíduos que não tenham diabetes. No entanto, a faixa-alvo pode variar conforme as diretrizes médicas específicas;
  • Diabetes Diagnosticada: Hemoglobina glicada igual ou superior a 6.5% é geralmente considerado como indicativo de diabetes diagnosticada.

Após o diagnóstico, será prescrito um tratamento segundo os sintomas e o quadro. O objetivo é manter a hemoglobina glicada em um nível constante e adequado, que para controle é normalmente considerado como 6.5% ou menos.

Porém, esse é apenas o início. O exame deve ser realizado com frequência para acompanhamento do caso a longo prazo e sempre que houver presença de sintomas.

Foto: Freepik.

Sintomas de diabetes

O diabetes é uma doença multifatorial, ou seja, que decorre de uma série de causas. Por isso, considera-se que existem 3 tipos de diabetes diferentes, sendo elas a tipo 1, tipo 2 e gestacional.

Para melhores determinações dos sintomas, consideremos o tipo 1 e 2:

Diabetes Tipo 1

Condição autoimune em que o sistema imunológico ataca e destrói as células que produzem a insulina no pâncreas. Seu tratamento acontece através da administração diária de insulina por injeção. 

Os sintomas podem variar, indo de vontade de urinar com muita frequência, aumento da fome e da sede e perda de peso extrema.  Além disso, pacientes com esse tipo de diabetes já relataram fraqueza, fadiga e nervosismo crescente.

Diabetes Tipo 2

Quando as células não respondem adequadamente à insulina e há a diminuição da produção de insulina pelo pâncreas. Isso pode ser gerado por fatores genéticos, estilo de vida e obesidade e exige a alteração desses hábitos.

Os sintomas do tipo 2 são ainda mais sérios e envolvem um aumento das infecções e grande alteração visual. Os pacientes ainda relatam que seus machucados demoram para cicatrizar e que os pés apresentam formigamento.

 

Lembre-se, a diabetes é uma condição silenciosa e os sintomas podem não ser observados sempre. Por isso, exames de rotina e o monitoramento regular da sua saúde podem garantir um diagnóstico precoce ainda mais eficiente.

O exame de hemoglobina glicada é uma ferramenta essencial nisso e pode garantir que você tenha mais qualidade de vida. O acompanhamento médico irá te auxiliar no alcance de um tratamento eficaz e na busca por mais bem-estar no dia a dia.

Cuidar da sua saúde é uma prioridade e o exame de hemoglobina glicada é uma ferramenta valiosa para mantê-la em alta. Por isso, conte com o Laboratório Vicentino para te auxiliar nessa tarefa.

Com uma equipe eficiente e a melhor estrutura, entregamos resultados rápidos e confiáveis.

Entre em contato e agende o seu exame.

 

Saiba mais sobre o assunto:

Exame de hemoglobina glicada: o que é e para que serve?

Resultados

PACIENTE

O Número de Identificação e a Senha encontram-se no protocolo de atendimento, entregue na recepção do laboratório.

 
 

MÉDICO

O Número de Identificação e a Senha são informados pelo laboratório. Caso ainda não os tenha, entre em contato conosco.

Agendar Exames

Agende agora mesmo seu exame e receba o resultado no mesmo dia!

Uvaranas

42 3226-2551

R. João Malinoski, 245

Centro

42 3224-4455

R. Sen. Pinheiro Machado, 563

Oficinas

42 3028-9494

R. Luiz Gama, 13

ISPON

42 3028-5400

R. Cel. Francisco Ribas, 638

O1 SAÚDE

42 3122-9696

R. Padre Ildefonso, 475

Nossos Laboratórios

Uvaranas

42 3226-2551

R. João Malinoski, 245 – Ponta Grossa – PR

Centro

42 3224-4455

R. Sen. Pinheiro Machado, 563 – Ponta Grossa – PR

Oficinas

42 3028-9494

Rua Luiz Gama, 13 – Ponta Grossa – PR

ISPON

42 3028-9494

Rua Cel. Francisco Ribas, 638 – Ponta Grossa – PR