Exame de sangue para alergias

Foto: Freepik

Você sabia que não é preciso sofrer de alergias para descobrir o que é alérgico? Isso porque é possível saber por um exame de sangue para descobrir alergias. 

Desse modo, você consegue saber o que é alérgico antes mesmo de sofrer e correr riscos comendo – ou tocando – em comidas ou substâncias que podem ser nocivas a você.

De acordo com a  OMS (Organização Mundial da Saúde), 40% da população mundial tem problemas ligados à alergia e, até 2050, esse número pode chegar até 50%.

Então, a maioria das pessoas durante a infância ou a fase adulta já passaram por alguma crise alérgica. 

E, de forma simples, elas são causadas por ingestão de alimentos, inalação de poeira ou contato com outras substâncias.

Assim, com dois tipos de exame de sangue que podem detectar algum tipo de alergia. Esses exames são o IgE total e o IgE específicos.

Esses testes podem descobrir qual o tipo e qual agentes podem estar provocando a alergia no organismo.

Então, se você deseja saber mais sobre o exame de sangue para alergia, como ele funciona e quais os resultados podem ser descobertos, esse artigo é para você.

Quais os tipos mais comuns de alergia?

As alergias são reações criadas pelo corpo ao entrar em contato com um corpo estranho ou substância que não é tolerada pelo organismo.

Assim, as alergias mais comuns são as respiratórias, as cutâneas e as alimentares, tendo cada uma sua particularidade de reações e até mesmo de serem sentidas.

Alergias Respiratórias

Esse tipo é causado pelo sistema imunológico em resposta a inalação de substâncias como pólen, poeira, pelos de pets, fungos e ácaros. Seus principais sintomas são vermelhidão nos olhos, espirros e secreção nasal.

A exposição excessiva a esses agentes podem causar doenças respiratórias como asma, rinite e sinusite. 

Alergias Cutâneas

As alergias cutâneas são reações inflamatórias que podem se manifestar em diferentes regiões da pele, causando sintomas como vermelhidão, coceira, bolinhas e vergões.

Existem várias causas que podem resultar nas alergias cutâneas, dentre elas estão:

  • urticária: desencadeada por medicamentos, alimentos, picadas ou contato com substâncias;
  • angioedema: é semelhante a urticária, porém os sintomas são mais graves, apresentando inchaços no corpo e vias respiratórias;
  • dermatite de contato: é conhecida como a irritação na pele;
  • dermatite atópica: também é irritação na pele, mas em partes específicas como atrás do joelho, cotovelo, pescoço e rosto;
  • alergia nervosa: são as irritações e coceiras na pele, causada por problemas emocionais, como transtorno de ansiedade e outros;
  • alergia ao sol: causada pela exposição excessiva ao sol.

Alergia Alimentares

Essas alergias são reações do sistema imunológico por conta da ingestão de algum componente ou substância em algum alimento, como o nome indica.

Os efeitos variam e são diversos e, geralmente, o paciente apresenta diversas lesões na pele, até situações mais graves como a anafilaxia ou choque anafilático.

Como o exame de sangue para alergias é feito?

Primeiramente é necessário lembrar que, caso você tenha algum sintoma de alergia ao entrar em contato com uma substância é recomendado que você entre em contato com um médico.

Assim, o profissional irá indicar qual o melhor exame para você fazer e como você deverá se preparar para isso.

Durante a consulta, o especialista fará uma pequena revisão de histórico familiar e do paciente para, assim, identificar sintomas e poder indicar as causas e tratamento para a alergia.

Além disso, ele fará uma avaliação completa e poderá encaminhar o paciente para exames mais específicos, confirmando ou não o diagnóstico da alergia.

Então, desse modo, você conseguirá descobrir qual a causa de seu estado clínico de alergia, podendo evitar o contato e criando um ambiente seguro para você.

Mas, se o profissional indicar que você deve realizar o exame para detectar alergia, você terá duas opções diferentes: IgE específico e IgE total. Aprenda agora a diferença entre eles.

Ambos os exames são feitos por uma amostra de sangue e, para serem realizados, necessitam de um jejum de 8 horas antes do procedimento. Além disso, a coleta é feita de forma rápida, levando apenas cinco minutos para ser realizada.

IgE específico

O exame IgE específico é realizado com uma amostra de sangue que testa os anticorpos IgE em resposta a alérgenos individuais, visando descobrir a causa específica da alergia.

Assim, antes do exame de sangue, o médico deve selecionar alguns agentes alérgenos com base nos sintomas que o paciente apresentar.

Além disso, nesse tipo de testagem é possível identificar proteínas específicas que causam as reações no paciente e os ricos que ele pode correr em uma reação sistêmica mais grave ou uma reação localizada leve.

IgE total

O IgE total é realizado para saber os níveis totais de IgE no sangue, a fim de confirmar reação alérgica. 

Porém, esse exame só indica se o paciente possui ou não uma alergia, não sendo possível identificar o agente que causou essa reação alérgica, já que não identifica os anticorpos específicos.

Assim, os valores de referência para o resultado do IgE total são:

  • 0 a 1 ano: até 15 kU/ L;
  • entre 1 e 3 anos: até 30 kU/ L;
  • entre 4 e 9 anos: até 100 kU/ L;
  • entre 10 e 11 anos: até 123 kU/ L;
  • entre 11 e 14 anos: até 240 kU/ L;
  • a partir dos 15 anos: até 160 kU/ L.

Mas, é necessário relembrar que esses valores são apenas de referência e a alteração dos valores indica apenas que a paciente possui uma alergia, não indicando qual o agente causador.

Se você precisa de um exame de sangue para alergias, venha para o Laboratório Vicentino. Aqui você terá o seu exame realizado de forma rápida e simples, com todo o atendimento sendo feito de forma humana.

Além disso, seu resultado estará disponível online e, dessa forma, você não precisa parar o seu dia para conseguir pegar o resultado dos exames.

Veja mais:

Quando realizar o exame de rubéola?

Laboratório Vicentino

A mais moderna estrutura local, com equipamentos próprios, equipe especializada, quatro unidades e seus resultados prontos no mesmo dia

Conteúdos Recentes

Resultados

PACIENTE

O Número de Identificação e a Senha encontram-se no protocolo de atendimento, entregue na recepção do laboratório.

 
 

MÉDICO

O Número de Identificação e a Senha são informados pelo laboratório. Caso ainda não os tenha, entre em contato conosco.

Agendar Exames

Agende agora mesmo seu exame e receba o resultado no mesmo dia!

Uvaranas

42 3226-2551

R. João Malinoski, 245

Centro

42 3224-4455

R. Sen. Pinheiro Machado, 563

Oficinas

42 3028-9494

R. Luiz Gama, 13

ISPON

42 3028-5400

R. Cel. Francisco Ribas, 638

O1 SAÚDE

42 3122-9696

R. Padre Ildefonso, 475

Nossos Laboratórios

Uvaranas

42 3226-2551

R. João Malinoski, 245 – Ponta Grossa – PR

Centro

42 3224-4455

R. Sen. Pinheiro Machado, 563 – Ponta Grossa – PR

Oficinas

42 3028-9494

Rua Luiz Gama, 13 – Ponta Grossa – PR

ISPON

42 3028-9494

Rua Cel. Francisco Ribas, 638 – Ponta Grossa – PR