Você sabe o que é e para que serve o exame de Dímero-D?

Foto: Freepik.

O exame de Dímero-D é um exame responsável por identificar alterações de formação de coágulo a partir da quantidade da proteína de Dímero-D circulando no sangue. 

Esse exame é imunoenzimática de fluorescência para análise quantitativa de Dímero-D e fornece, com assertividade e segurança, como a proteína está circulando no sangue.

Os valores alterados deste exame podem indicar a necessidade de ser feito um exame de sangue (hemograma) para avaliar possíveis problemas.

Assim, é necessário que você saiba sempre quais os valores do Dímero-D em seu corpo, já que as alterações podem indicar problemas como a trombose venosa profunda ou tromboembolismo pulmonar.

Outro motivo para notar os números de Dímero-D é para garantir que a coagulação do sangue esteja ocorrendo de forma correta, já que a função da coagulação é limitar o sangramento e tampar as lesões que acontecem no corpo.

Ou seja, a quantidade de Dímero-D é proporcionalmente ligada à qualidade de coagulação do sangue.

Como funciona o exame de Dímero-D?

O Dímero D, também conhecido como D-Dímero, é um produto da degradação da fibrina. Assim, a dosagem é utilizada para auxiliar no diagnóstico ou para afastar a hipótese de doenças ou quadros trombóticos.

Assim, é muito comum que a elevação ou diminuição nos níveis de produção dessa proteína no organismo indiquem problemas variados, sendo que eles podem alterar na quantidade excessiva ou na pequena quantidade produzida.

Apesar de parecer algo muito diferente do comum, o exame de Dímero-D é realizado por meio de uma pequena coleta de sangue, sendo que não é preciso que seja feito um jejum ou preparação especial.

Assim, o exame de Dímero-D é feito de forma rápida, e o resultado do exame pode estar pronto em menos de 20 minutos.

Por esse motivo, é muito comum que o Dímero-D seja feito em testes rápidos e de forma simples.

O resultado do exame indica se o paciente pode ter quadros clínicos referente a problemas de trombose venosa profunda, tromboembolismo pulmonar ou problemas de coagulação do sangue.

Como interpretar os resultados?

Bem, como sempre salientamos, o melhor é logo que pegar o resultado do seu exame procurar o profissional de sua confiança para que indique o que o resultado está mostrando e indicar o possível tratamento.

Porém, apenas para título de informação, indicaremos como cada resultado pode ser interpretado e quais os riscos que os resultados podem trazer.

O resultado pode indicar três formas de valores:

  • Até 350 ng/ml: esse resultado é negativo para eventos tromboembólicos;
  • Entre 351 e 500n g/ml: é um valor intermediário, recomenda se realizar um novo teste para garantir um resultado mais assertivo;
  • Acima de 500 ng/ml: pode estar associado a quadros tromboembólicos, são considerados críticos na presença de sinais e sintomas. Neste caso, a condição é considerada urgência médica e requer conduta terapêutica imediata.

O exame de Dímero-D tem alta sensibilidade, mas baixa especificidade. Ou seja: um resultado considerado negativo para ocorrência de quadros tromboembólicos ajuda a descartar esses quadros.

Porém, um resultado com valor elevado de  Dímero-D não está ligado necessariamente a um evento trombótico, sendo considerado um falso positivo.

Por isso é necessário que você tenha o seu resultado lido por um profissional que conseguirá indicar o melhor caminho para o tratamento após o resultado.

Assim, é comum que após ter o resultado em mãos, o médico siga por dois caminhos para o paciente:

  • Para pacientes em tratamento de trombose e/ou evitar trombos, o resultado menor que 500 ng/ml ajuda a descartar o risco da doença em um primeiro momento, sendo necessário cautela nesse momento.
  • Para pacientes que apresentarem resultados superiores a 500 ng/ml, é necessário realizar o encaminhamento imediato ao médico responsável, juntamente do laudo. Porém, é necessário perceber se o resultado não está ligado a fatores interferentes, como concentração de heparina e de fragmentos D.

Quais os sintomas da mudança de Dímero-D?

São diversos sintomas que podem indicar a mudança dos resultados anormais com relação aos níveis de coagulação, além da indicação de possíveis quadros clínicos de eventos tromboembólicos.

Esses sintomas podem ser diversos, já que eles são indicados para cada tipo diferentes de quadros clínicos de trombos.

Assim, se você sentir algum dos sintomas abaixo, procure o médico o mais rápido possível:

  • dores locais, na perna ou panturrilha;
  • inchaço nas extremidades, pele quente ou sensibilidade;
  • dores no peito ao respirar;
  • palpitações ou ritmo cardíaco acelerado;
  • falta de ar ou respiração muito acelerada;
  • tosses;
  • baixo nível de oxigênio.

Por esse motivo, é sempre necessário o acompanhamento de profissionais capacitados que podem indicar os melhores tratamentos.

Ainda é necessário relembrar que existem fatores de risco para que um paciente possa ter maiores chances de ser associado a quadros tromboembólicos.

Assim, mesmo que o paciente seja assintomático, é necessário fazer o acompanhamento caso ele possua um dos fatores de riscos:

  • histórico familiar de eventos trombóticos;
  • idade acima de 40 anos;
  • obesidade;
  • câncer;
  • veias varicosas;
  • uso de contraceptivo oral;
  • dificuldade para caminhar;
  • insuficiência cardíaca ou respiratória;
  • hormonioterapia ou cirurgias longas (pós-cirúrgico);
  • confinamento na cama;
  • após viagens que obriguem a ficar sentado por horas;
  • traumas em membros;
  • desidratação.

É necessário, também, salientar que a dosagem de Dímero-D é um teste que deve ser somado a diversos outros para se ter a certeza de diagnosticar os possíveis quadros de trombas.

Assim, se você precisa realizar o exame de Dímero-D ou quer ter mais informação de como ele funciona e onde realizar, venha já para o Laboratório Vicentino. Aqui você tem toda uma equipe preparada para te auxiliar nos exames e conseguir realizar eles.

Além disso, você poderá ter o resultado de forma quase instantânea, já que poderá retirar ele em nosso site.

Veja mais:

Quando realizar o exame de Testosterona

Laboratório Vicentino

A mais moderna estrutura local, com equipamentos próprios, equipe especializada, quatro unidades e seus resultados prontos no mesmo dia

Conteúdos Recentes

Resultados

PACIENTE

O Número de Identificação e a Senha encontram-se no protocolo de atendimento, entregue na recepção do laboratório.

 
 

MÉDICO

O Número de Identificação e a Senha são informados pelo laboratório. Caso ainda não os tenha, entre em contato conosco.

Agendar Exames

Agende agora mesmo seu exame e receba o resultado no mesmo dia!

Uvaranas

42 3226-2551

R. João Malinoski, 245

Centro

42 3224-4455

R. Sen. Pinheiro Machado, 563

Oficinas

42 3028-9494

R. Luiz Gama, 13

ISPON

42 3028-5400

R. Cel. Francisco Ribas, 638

O1 SAÚDE

42 3122-9696

R. Padre Ildefonso, 475

Nossos Laboratórios

Uvaranas

42 3226-2551

R. João Malinoski, 245 – Ponta Grossa – PR

Centro

42 3224-4455

R. Sen. Pinheiro Machado, 563 – Ponta Grossa – PR

Oficinas

42 3028-9494

Rua Luiz Gama, 13 – Ponta Grossa – PR

ISPON

42 3028-9494

Rua Cel. Francisco Ribas, 638 – Ponta Grossa – PR