Exame de PSA: o que é, quando fazer e para que serve?

Você já ouviu falar sobre o exame de PSA? Talvez você não saiba para que serve o exame de PSA (antígeno prostático específico), mas ele é um exame muito importante para os homens. Apesar de não fazer sentido em português, a sigla PSA vem do inglês “Prostate Specific Antigen”.

Isso porque o exame de PSA é um exame utilizado em check-up, principalmente para diagnosticar o câncer de próstata em homens, antes mesmo que os sintomas apareçam.

Ou seja, o exame de PSA é um dos exames mais importante para a saúde do homem, podendo ajudar a combater e tratar o câncer de próstata antes mesmo dele se confirmar como quadro clínico.

Sendo um exame feito a partir da coleta de amostra de sangue, ele não é invasivo e é recomendado fazer por todos os homens quando chegam aos 40 anos, além de quem tiver a suspeita de estar com câncer de próstata.

Desse modo, apesar de muitos não saberem, o exame de PSA é muito simples de ser feito e pode salvar a vida de um homem, já que pode diagnosticar o câncer de próstata em fases iniciais.

Mas, o que realmente é o exame de PSA?

O exame de PSA é um exame que é realizado para medir os níveis de PSA no sangue, sendo que parte dessa proteína pode ser encontrada no sêmen do paciente e, normalmente, em pequenas quantidades no soro.

Ou seja, é comum que todos os homens tenham uma quantidade de PSA presente no sangue. Porém, existe um nível considerado normal para isso.

Em palavras simples, o exame de PSA é feito para medir o nível da glicoproteína que é produzida pelas células epiteliais da proposta, secretada no líquido seminal. 

Então, não é necessário se assustar caso você tenha que fazer esse exame, já que é um exame considerado de rotina.

Esse exame tem os valores obtidos no sangue e, quando elevados, contribuem para a triagem e investigação de potenciais patologias da próstata, mesmo que não se trate necessariamente do câncer.

Assim, a Sociedade Brasileira de Urologia indica que o exame seja realizado por todos os homens com mais de 40 anos e, principalmente, homens que tenham parentes de primeiro grau que tenham ou já tenham tido o quadro clínico de câncer de próstata. 

Outro ponto a se atentar é que o PSA é muito importante para a detecção precoce do câncer de próstata. 

Por ser produzido pelas células neoplásicas da próstata, o PSA é considerado um importante marcador de câncer de próstata. Quando a detecção do tumor é precoce, normalmente o exame digital retal (o exame de toque) é feito junto com o PSA para detectar a doença.

A detecção precoce auxilia para direcionar o melhor tratamento a ser seguido contra o câncer, aumentando as chances de cura.

Assim, é extremamente importante para a saúde do homem realizar o exame e acompanhar o resultado juntamente com seu médico de confiança.

Como é feito o exame?

O exame de PSA é feito de forma simples, a partir da coleta de sangue do homem, sendo pouco invasivo e de forma simples. 

Porém, é necessário estar atento com a preparação do exame, já que ele necessita de algumas condições especiais para ser realizado. No caso, existem algumas restrições que o paciente deve ter para que o resultado seja o melhor possível.

Para realizar o exame de PSA, o paciente deve ficar 48 horas antes da coleta sem ter relações sexuais e/ou ejaculação.

Existem mais atividades que o paciente não pode realizar 48 horas antes da coleta. Entre elas estão andar de bicicleta, de motocicleta ou a cavalo.

Se tiver realizado o uso de supositórios, de sondagem uretral ou toque retal, esperar 4 dias para realizar a coleta.

Se você realizar cistoscopia, é necessário aguardar 5 dias para a coleta da amostra de sangue para realizar o exame PSA.

Outras restrições são com a coleta após ultrassom trans retal, tendo 7 dias para a realização do exame.

São necessários 15 dias de espera para realizar a coleta após colonoscopia ou retossigmoidoscopia. Após a realização de estudo urodinâmico, é necessário aguardar 21 dias.

Se você teve que realizar uma biópsia de próstata é preciso aguardar 30 dias para a coleta acontecer.

Apesar de todas essas restrições, não é necessário fazer jejum para a coleta de amostra.

Como interpretar o resultado?

Como sempre, o mais indicado é ao receber o resultado do seu exame, levar ele ao seu especialista de confiança. Ele saberá analisar todos os detalhes e te informar com precisão todos os dados apresentados.

Porém, caso você queira saber sobre os valores bases e como eles funcionam, explicaremos de forma sucinta como interpretar o resultado do exame de PSA.

Os valores considerados normais para o PSA total são de até 4,0 ng/mL. Com isso, se os seus resultados estiverem abaixo desses valores é considerado normal.

De 4,1 a 10 ng/mL são de difícil avaliação, podendo ser encontrados em doenças benignas, como a hipertrofia prostática, sendo nestes casos recomendado a dosagem do PSA total e livre, além de outros exames para confirmar se você está com algum quadro clínico mais grave.

Se os níveis do paciente forem maiores que 10 ng/mL, existe um risco elevado de câncer de próstata, tornando o paciente um candidato à biópsia retal diagnóstica. Assim, somado aos outros exames para confirmar, é necessário saber como continuar o tratamento do quadro clínico do paciente.

Se você precisa realizar o exame de PSA, entre em contato agora mesmo com o Laboratório Vicentino e agende seu horário. Com três unidades em Ponta Grossa, estamos sempre à disposição para melhor atender você. 

Além de toda nossa estrutura física, nossos profissionais são capacitados para conseguir tirar todas suas dúvidas e ajudar você na hora do exame. Além disso, todos os resultados estão disponíveis em nosso site assim que são entregues pelo laboratório. 

 

Veja mais:

O que é e quando fazer o exame PTH

Resultados

PACIENTE

O Número de Identificação e a Senha encontram-se no protocolo de atendimento, entregue na recepção do laboratório.

 
 

MÉDICO

O Número de Identificação e a Senha são informados pelo laboratório. Caso ainda não os tenha, entre em contato conosco.

Agendar Exames

Agende agora mesmo seu exame e receba o resultado no mesmo dia!

Uvaranas

42 3226-2551

R. João Malinoski, 245

Centro

42 3224-4455

R. Sen. Pinheiro Machado, 563

Oficinas

42 3028-9494

R. Luiz Gama, 13

ISPON

42 3028-5400

R. Cel. Francisco Ribas, 638

O1 SAÚDE

42 3122-9696

R. Padre Ildefonso, 475

Nossos Laboratórios

Uvaranas

42 3226-2551

R. João Malinoski, 245 – Ponta Grossa – PR

Centro

42 3224-4455

R. Sen. Pinheiro Machado, 563 – Ponta Grossa – PR

Oficinas

42 3028-9494

Rua Luiz Gama, 13 – Ponta Grossa – PR

ISPON

42 3028-9494

Rua Cel. Francisco Ribas, 638 – Ponta Grossa – PR