Como é feito o diagnóstico da dengue

Os casos de dengue no Brasil vêm crescendo a cada ano. Nos primeiros meses de 2022, entre janeiro e março, obteve um crescimento de 43,9%. Esses dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde.

A dengue é uma doença viral causada por um arbovírus e que é transmitida através da picada do mosquito Aedes aegypti. Entre os principais sintomas estão a febre, dores no corpo e manchas vermelhas.

Nesse artigo vamos falar o que é a dengue, os principais sintomas e qual exame diagnostica a doença. Confira.

O que é dengue


A dengue é uma doença causada por um vírus transmitida, principalmente, pela picada do mosquito da família Aedes, que é o mesmo da febre amarela. 

Na maioria das vezes, as causas da dengue estão relacionadas ao desenvolvimento do mosquito em águas paradas. 

Com tudo isso, pode-se dizer que a doença é mais comum nas regiões tropicais e subtropicais, onde o clima favorece a proliferação do mosquito.

O vírus da dengue se apresenta em quatro sorotipos, que também são classificados como arbovírus: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. No Brasil, o vírus é transmitido pela fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada pelo vírus e podem causar a manifestação clássica da doença e a dengue hemorrágica.

Dengue no Brasil e no mundo


O mosquito transmissor da dengue surgiu na África e depois se espalhou, através do tráfego marinho, pela Ásia e Américas. Ele chegou no Brasil durante o século 18. Existe até registros de epidemias em 1916 em São Paulo e em 1923 em Niterói.

No ano de 1955 a Organização Pan-Americana de Saúde fez uma grande campanha que levou a erradicação do mosquito Aedes aegypti no Brasil e em países americanos.

Na década de 1960, o Brasil contava novamente com a presença do vetor em suas principais metrópoles. Em 1977, o sorotipo DENV-1 foi introduzido nas Américas, começando pela Jamaica. Depois disso, foi registrado epidemias em diversos estados. Os sorotipos DENV2 e DENV-3 começaram pelo Rio de Janeiro entre os anos de 1990 e 2000. Somente em 2010 o DENV-4 surgiu no estado de Roraima.

No Brasil a dengue apresenta ciclos epidêmicos desde a introdução do vírus no país e já soma mais de sete milhões de casos notificados. Nos últimos 10 anos, além de aumentar os casos, está sendo observado um aumento na gravidade deles.

Quais são os sintomas da dengue

 

Os sintomas podem ser diferentes em cada pessoa, pois algumas podem nem sentir reações, outras podem sentir os sintomas bem mais fortes. Em geral, os sintomas mais comuns são:
– fadiga;
– dor no corpo;
– febre;
– perda de apetite;
– dor de cabeça;
– náuseas;
– manchas avermelhadas no corpo;

Transmissão da dengue


Como já falamos anteriormente, a dengue é uma doença que é transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti. Ela não é transmitida através de pessoas infectadas, nem pela água ou alimentos contaminados.

A fêmea do mosquito precisa de sangue para produzir seus ovos. Para que a pessoa seja infectada, a fêmea do mosquito precisa se alimentar do sangue de uma pessoa doente. Depois disso, o vírus invade a glândula salivar do mosquito e o torna infectante para sempre.

É importante saber que o mosquito transmissor possui hábitos diurnos e são encontrados em ambientes urbanos e dentro das casas. Para se reproduzir ele precisa de água parada, pois as larvas do mosquito se desenvolvem em um meio aquático. Outro local que pode ajudar na proliferação do mosquito, é o lixo descartado de maneira inadequada.

Como combater o mosquito transmissor


Com certeza você já deve ter ouvido mais de uma dessas dicas, mas sempre é bom reforçar. 

– evite deixar água paradas em garrafas, vasos de plantas e pneus;
– manter sempre as lixeiras tampadas e protegidas da chuva;
– limpe os vasos de plantas e potinhos de água seu animalzinho de estimação;

– retira a água das plantas que costumam acumular água, como por exemplo as bromélias;
– manter piscinas bem limpas e a água delas tratadas;
– limpe sempre as calhas da casa;
– mantenha as caixas d’ água e cisternas bem fechadas;
– descarte todos os objetos que podem acumular água de forma correta;

 

Como é feito o diagnóstico laboratorial


As principais formas de se diagnosticar a dengue é através do isolamento viral e do teste sorológico.


– Sorologia para dengue


Os anticorpos IgM podem ser detectados a partir do 6º após o início dos sintomas. Se for a primeira vez que o paciente foi infectado, o teste já pode ser feito a partir do 3º dia.

Já os anticorpos IgG podem ser detectados a partir da 9ª semana.

 

– Isolamento viral


Ele também é feito a partir da coleta de sangue e é o mais usado para descobrir o sorotipo do vírus causador da infecção. Esse exame deve ser realizado nos primeiros três dias após o início dos sintomas.

– Prova de laço

Esse tipo de exame é indicado para avaliar a gravidade da doença. É preciso contar os pontos de sangramento, também conhecido como petéquias, sob a pele, depois de insuflar o manguito no antebraço.

Onde fazer o exame da dengue

 

Procure o Laboratório Vicentino para realizar seu exame de dengue. Além de contar com profissionais qualificados, desde a recepção até a análise do material, o resultado é disponibilizado de forma rápida e precisa.

 

Veja Mais:

O que é o Dezembro laranja

Resultados

PACIENTE

O Número de Identificação e a Senha encontram-se no protocolo de atendimento, entregue na recepção do laboratório.

 
 

MÉDICO

O Número de Identificação e a Senha são informados pelo laboratório. Caso ainda não os tenha, entre em contato conosco.

Agendar Exames

Agende agora mesmo seu exame e receba o resultado no mesmo dia!

Uvaranas

42 3226-2551

R. João Malinoski, 245

Centro

42 3224-4455

R. Sen. Pinheiro Machado, 563

Oficinas

42 3028-9494

R. Luiz Gama, 13

ISPON

42 3028-5400

R. Cel. Francisco Ribas, 638

O1 SAÚDE

42 3122-9696

R. Padre Ildefonso, 475

Nossos Laboratórios

Uvaranas

42 3226-2551

R. João Malinoski, 245 – Ponta Grossa – PR

Centro

42 3224-4455

R. Sen. Pinheiro Machado, 563 – Ponta Grossa – PR

Oficinas

42 3028-9494

Rua Luiz Gama, 13 – Ponta Grossa – PR

ISPON

42 3028-9494

Rua Cel. Francisco Ribas, 638 – Ponta Grossa – PR