O Dezembro Laranja foi criado em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, SBD, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a prevenção do câncer de pele e sobre a necessidade de exposição ao sol.
O câncer de pele é uma doença grave e, assim como os outros tipos de câncer, ele tem 90% de chance de cura se diagnosticado precocemente, mesmo o tipo melanoma, que é o mais agressivo.
O que é o câncer de pele
A pele é o maior órgão do corpo humano e tem a função de revestir e proteger o organismo de qualquer tipo de agressão, como, por exemplo, desidratação, vírus, bactérias e danos causados por fatores ambientais.
Quando as células que compõem a pele crescem desordenadamente é quando surge o câncer de pele. Isso acontece devido ao efeito cumulativo causado pelas longas exposições ao sol, quando os raios ultravioletas A e B conseguem danificar a barreira protetora do órgão.
O câncer de pele pode ser dividido em dois tipos:
– Não melanoma – é o mais frequente em todo o mundo. Cerca de 97% dos casos de câncer de pele são desse tipo. Ele é menos agressivo, com grandes chances de cura quando descoberto no início.
– Melanoma – ele é considerado um dos mais agressivo dos tumores malignos. Tem um poder de disseminação muito rápido para outros órgãos, além de possuir o histórico familiar como grande fator de risco.
– Carcinoma Basocelular – tem origem na epiderme, que é a camada superior da pele. Em geral ele tem um aspecto mais avermelhado, com uma crosta e que pode sangrar facilmente.
– Carcinoma Espinocelular – é o segundo mais prevalente e se origina nas células escamosas da pele. Geralmente ele é associado a feridas crônicas, possuem uma cor avermelhada e são bem parecidos com machucados e feridas.
Os números no Brasil
O câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país.
No Brasil, 106 milhões de pessoas se expõem ao sol intencionalmente durante as atividades de lazer e 63% desses, não usam protetor solar. Entende-se que 95 milhões de brasileiros não se protegem do sol de forma regular e 6 milhões, 4% deles, não se protegem nem quando vão para praia, piscina ou qualquer tipo de atividade.
No país, mais de 4 milhões de brasileiros já tiveram câncer de pele.
Sintomas
Os principais sintomas de câncer de pele são:
– manchas que coçam – também conhecidas como pruriginosas, elas costumam descamar e sangrar;
– sinais ou pintas – principalmente aquelas que ficam mudando de tamanho, forma e coloração;
– feridas – fique atento se alguma ferida não cicatrizar em até 4 semanas;
– nódulos – atenção para aqueles nódulos que fiam mais enrijecidos e brilhantes que crescem expressivamente;
O câncer de pele costuma ocorrer, principalmente, nas áreas do corpo que fiam mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas. Se ele não for tratado de forma correta e no início do diagnóstico, pode acabar destruindo essas estruturas.
Portanto, se perceber algum tipo de sintoma, procure um médico especialista para que ele possa examinar e iniciar o tratamento o mais rápido possível.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico é feito através de exame clínico e investigação diagnóstica. É preciso ficar atento ao próprio corpo e ficar acompanhando o aparecimento ou surgimento de pintas e sinais na pele, isso pode ajudar em um diagnóstico precoce.
Na fase inicial, o câncer de pele deve ser tratado com cirurgia de remoção da lesão. Depois disso, é preciso fazer uma segunda cirurgia para remoção das margens em volta da lesão. Isso serve para garantir que o tumor não volte naquele local.
Por tudo isso, o diagnóstico precoce é tão importante, pois evita que o paciente tenha que se submeter a tratamentos mais intensos e agressivos como a quimioterapia, por exemplo.
O câncer de pele é uma doença grave e pode ser prevenida.
Como é feita a prevenção do câncer de pele
Adora medidas simples de proteção, pode ser a chave para evitar uma doença tão grave que é o câncer de pele.
Entre os principais cuidados, estão:
– evite exposição ao sol entre às 10h e às 16h;
– use protetor solar diariamente, principalmente no rosto, com o fator de proteção mínima de 15. O uso deve ser feito independentemente do clima;
– quando for para praia ou piscina é bem importante usar protetor solar à prova d’agua;
– óculos de sol e chapéu de abas largas devem ser usados quando for expor por muito tempo ao sol;
– na praia optar por barracas feitas de algodão ou lona que conseguem absorver 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável, apenas 5% dos raios UV são absorvidos;
– observe sua própria pele para ver se surgem pintas ou manchas suspeitas;
– qualquer suspeita, procure um médico especialista;
O que é a campanha Dezembro Laranja
O mês de dezembro foi escolhido para realizar a campanha, pois é nele que começam os dias mais quentes e com mais sol.
A campanha Dezembro Laranja foi criada em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia com o objetivo de chamar a atenção da população para a conscientização da prevenção do câncer de pele, que é uma das mais incidentes no Brasil.
Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a estimativa é que surjam 176 mil casos por ano de câncer de pele no país.
Portanto, para evitarmos o câncer de mama é importante estar consciente das medidas que devem ser tomadas. Assim, iremos reduzir esses números.
Veja também: