Exame para diagnosticar a doença de chagas

Doença de chagas

A doença de Chagas é transmitida a partir de fezes contaminadas do parasita, que entram no corpo por meio da sua picada. Além disso, em casos de transfusão de sangue feita sem cuidado, de mãe para filho durante a gravidez e alguns casos por meio da ingestão de caldo-de-cana e açaí moído contaminado.

O período de incubação é de 5 a 14 dias após a picada. Nem sempre os sintomas são perceptíveis, por isso os exames de sangue para diagnóstico são importantes.

Caso a doença evolua algumas complicações como Meningite e Encefalite pode acontecer. Nesse artigo vamos falar sobre a doença e como é feito o seu diagnóstico. Confira.

 

Exame de doença de chagas

O exame de doença de chagas é feito através de testes laboratoriais para identificar o parasita.

Essa doença é transmitida a partir das fezes contaminadas de parasitas, através de picadas e de outras formas que vamos ver ao longo deste artigo.

Considerada endêmica em 21 países das Américas, estima-se que mais de 90% dos infectados desconhecem a situação por falta de diagnóstico. Devido à globalização, a doença de chagas passou a estar presente na Europa e na Ásia.

 

O que doença de chagas

A Tripanossomíase Americana, mais conhecida como doença de chagas, é uma infecção parasitária, antropozoonose, causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi e transmitida pelo triatomíneo, também conhecido como bicho-barbeiro. 

A doença de chagas acomete, principalmente, a população mais negligente. Ela é considerada uma das doenças de maior impacto global e a estimativa é que 6 milhões de pessoas já tenham sido infectadas no país, cerca de 30 mil casos novos por ano. Dentro desse número, estima-se também, 14 mil mortes anualmente em decorrência da doença e, ainda, 8 mil casos de recém-nascidos infectados durante a gestação.

A infecção pode acontecer pela transmissão vetorial, oral, transfusional, transplantada, vertical e acidental. Atualmente existe uma grande preocupação pela transmissão oral, principalmente na região Norte do Brasil, que também é considerada a mais afetada pela doença de chagas. Essa doença acontece mais em países subdesenvolvidos, sendo endêmica em cerca de 21 países das Américas.

A transmissão vetorial está relacionada ao contágio da pele e mucosa, por meio de fezes e urina contaminada de insetos hematófagos da subfamília Triatominae.

 

Como é feita a transmissão da doença de chagas

Muitas pessoas acreditam que a infecção e transmissão da doença se dá pela picada do Barbeiro, que é um tipo de inseto com hábitos noturnos e que gosta de se abrigar em frestas e buracos dentre de casa.

O que acontece na verdade é que o protozoário que causa a doença é eliminado pelo Barbeiro em suas fezes. Quando a pessoa é picada por esse inseto, ela tende a coçar a região e levar as fezes eliminadas pelo inseto na região ferida. Assim o protozoário irá entrar na corrente sanguínea e causar a doença de chagas.

Enfim, outra forma de transmissão da doença é aquela feita de mãe para filho durante a gravidez. Essa transmissão acontece através de agulhas contaminadas.

Já foram registrados transmissão da doença por via oral, em pacientes que tomaram caldo de cana ou comeram açaí contaminado pelas fezes do barbeiro. Mas isso só acontece em regiões em que a doença de chagas é endêmica.

 

Quais são os sintomas da doença de chagas

Os sintomas nem sempre são apresentados durante a fase aguda. Mas se a doença não for tratada, ela pode evoluir para a fase crônica e afetar alguns órgãos como o coração e o sistema gastrointestinal.

Mas de modo geral, podemos dizer que os principais sintomas são:
– febre;
– mal-estar;
– inchaço no local da picada;
– olhos inchados;
– cansaço;
– náusea e vômitos;
– diarreia;
– inflamação nos gânglios;
– nódulos pelo corpo;
– vermelhidão pelo corpo;
– aumento de tamanho do fígado e do baço;

 

Se não tratada no início, a doença de chagas pode causar outros problemas como:

– meningite;
– problemas do coração;
– constipação crônica;
– problemas digestivos.

Como é feito o tratamento

A doença de chagas tem grandes chances de cura quando tratada na fase aguda. Isso é, quando o protozoário ainda está circulando no sangue.

Durante o tratamento o paciente faz uso de medicamentos que têm como objetivo matá-lo e impedi-lo de se reproduzir e acabar com a doença. 

Enfim, quem tem doença de chagas crônica, precisa de um acompanhamento médico mais constante, para impedir que a doença evolua ou traga outros sintomas para o paciente.

 


Como é feito o exame para detectar a doença

A primeira coisa a fazer quando sentir algum sintoma é procurar um médico para que ele possa solicitar um exame de sangue que irá detectar, ou não, a presença do protozoário.

O teste laboratorial mais utilizado é o Elisa, que usa parte desses protozoários para a pesquisa de anticorpos específicos circulantes no sangue. 

Um estudo realizado por pesquisadores da Fiocruz Bahia avaliou uma técnica que permite a identificação de várias doenças e diferentes variações genéticas do Tripanossomo cruzi em apenas um teste. Os resultados têm a capacidade de precisão diagnóstica superior a 99%.

Portanto, é importante lembrar que o período de incubação do protozoário varia de 5 a 14 dias após a picada.

 


Dicas para evitar a doença de chagas

Para que você não tenha a doença de chagas e ajude que ela não seja propagada, selecionamos algumas recomendações. Confira:

– Como não existe vacina para a doença, os cuidados devem ser redobrados, principalmente em regiões de maiores incidentes;

– Se você esteve em uma região de transmissão natural do parasita e sentiu algum dos sintomas citados anteriormente, procure um médico para realizar seu exame.

– Tome cuidado onde for tomar o caldo de cana e o comer o açaí. Eles devem ser preparados cuidadosamente e lavados antes da moagem, por exemplo.

– A única forma de erradicar a doença é manter o inseto transmissor afastado do convívio humano. Portanto, faça a sua parte.

 


Onde fazer o exame da doença de chagas

Você pode realizar seus exames no Laboratório Vicentino, pois ele traz em seus diagnósticos toda a modernidade e tecnologia para detectar a doença de chagas. Sem contar, que você poderá obter seus resultados em até 24 horas após a coleta.

 

Veja também:

Exame para rubéola

 

Resultados

PACIENTE

O Número de Identificação e a Senha encontram-se no protocolo de atendimento, entregue na recepção do laboratório.

 
 

MÉDICO

O Número de Identificação e a Senha são informados pelo laboratório. Caso ainda não os tenha, entre em contato conosco.

Agendar Exames

Agende agora mesmo seu exame e receba o resultado no mesmo dia!

Uvaranas

42 3226-2551

R. João Malinoski, 245

Centro

42 3224-4455

R. Sen. Pinheiro Machado, 563

Oficinas

42 3028-9494

R. Luiz Gama, 13

ISPON

42 3028-5400

R. Cel. Francisco Ribas, 638

O1 SAÚDE

42 3122-9696

R. Padre Ildefonso, 475

Nossos Laboratórios

Uvaranas

42 3226-2551

R. João Malinoski, 245 – Ponta Grossa – PR

Centro

42 3224-4455

R. Sen. Pinheiro Machado, 563 – Ponta Grossa – PR

Oficinas

42 3028-9494

Rua Luiz Gama, 13 – Ponta Grossa – PR

ISPON

42 3028-9494

Rua Cel. Francisco Ribas, 638 – Ponta Grossa – PR