Sendo um dos mais comuns entre as gestantes, principalmente para as mamães que estão ansiosas para descobrir qual é o sexo do bebê, o exame de sexagem fetal é possível ser feito antes do ultrassom.
Se você está gravidinha e ainda possui dúvidas com relação a esse exame, esse artigo é para você! Então acompanhe esse artigo!
Como funciona o exame de sexagem fetal?
No geral, o exame é bem simples e realizado através de coleta de amostra de sangue. Não é necessário qualquer tipo de preparação como jejum antes do procedimento.
o exame de sexagem fetal pode ser feito, porque circulam células do feto no corpo da mãe. Para analisar o DNA da criança, é preciso retirar 20 mL de sangue da mãe.
Biologia Molecular é a técnica usada para esse exame. É através dela que é possível detectar o cromossomo Y para menino e X para menina.
Agora que você já sabe o que é esse exame, que tal conhecer as dúvidas mais comuns sobre ele? Então continue lendo !
Qual o momento certo de realizar o exame?
Para ter um resultado mais preciso, é melhor que ele seja feito após a oitava semana de gestação. Ele pode ser realizado em qualquer idade gestacional, porém corre o risco de não gerar um resultado preciso.
Para aquelas que preferem aguardar o ultrassom para detectar o sexo do bebê é preciso esperar até a décima terceira semana e dependendo da posição que bebê se encontrar já é possível sair com a resposta.
Há alguma contraindicação?
Mulheres que fizeram transplante ou passaram por transfusão sanguíneas, não devem fazer o exame. Isso porque as células do doador de sangue podem interferir no resultado.
O exame funciona para grávidas de gêmeos?
Quando for gêmeos univiltelinos, o resultado vale para ambos os fetos. No entanto, quando são bivitelinos, ao sair um resultado masculino, por exemplo, significa que pelo menos um dos fetos é menino. Porém, quando o resultado indica o resultado feminino, significa que ambas as gêmeas são meninas.
Esse exame pode detectar alguma anomalia ou malformação do feto?
A sexagem fetal apesar de utilizar material de DNA, não é capaz de detectar anomalias e malformações no feto.
Em quanto tempo sai o resultado?
No geral, o prazo para o resultado desse exame varia de 5 a 10 dias.
O resultado do exame pode dar errado?
O exame sexagem fetal, tem uma taxa de 99% de acerto. Ou seja, a cada 100 exames realizados, 1 terá o resultado impreciso.
Esse erro pode estar relacionado a três fatores:
- Por mutações moleculares;
- Transplantes e transfusões de sangue;
- Os níveis de DNA podem não ter atingido a concentração necessária no momento da coleta.
É necessário se preparar antes do exame?
Não é necessário nenhum tipo de preparação para esse exame, incluindo jejum.
Quem deve realizar esse exame?
O ideal é conversar com seu médico para saber qual o momento mais adequado para realizar o exame, tirar todas as dúvidas e seguir todas as orientações.
Conte com o Laboratório Vicentino
Nossos Setores Técnicos são formados por equipamentos de Alta tecnologia e associados a um modelo de Interface que possibilita a emissão dos Resultados em 1 minuto após a Aprovação Técnica dos Exames Realizados.
Temos como objetivo estabelecer laços de Confiança em Resultados, realizando nossas atividades com responsabilidade técnica, humana e ambiental, usando todos os meios necessários para esse fim.
Além disso, investimos no treinamento técnico-pessoal, no uso de novas tecnologias, mas sempre sob um caminho ético e de coerência de ações, para que nossos resultados sejam adequados.
Mantemos sob nossas atividades a realização periódica de controle e gerenciamento da qualidade dos exames realizados e da gestão de pessoal de nossos colaboradores.
Por fim, toda nossa estrutura técnica, operacional e administrativa foi desenvolvida considerando-se Normas da Certificação PALC e do Controle PELM. Isso garante uma coleta e/ou entrega de amostras confiáveis para nossos clientes.
Precisando realizar exames em Ponta Grossa? Clique AQUI
Gostou deste artigo? Então acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como esse !
Veja também: