O Dímero-D é um exame que tem o intuito de identificar alterações no processo de formação de coágulo a partir da quantidade da proteína de D-dímero circulante.
O valor de referência de dímero-D no sangue é de até 0,500 µd/mL ou 500 ng/mL, quando esse valor está acima do normal, um exame de sangue (hemograma) pode avaliar possíveis problemas. No artigo de hoje vamos falar sobre o exame de Dímero-D, então confira!
Para que serve
A dosagem de dímero-D é um exame feito a fim de identificar a possibilidade de problemas como trombose venosa profunda e tromboembolismo pulmonar.
Além disso, pode ser um marcador de coagulação, esse exame também é indicado para avaliar como está funcionando a cascata de coagulação em nosso organismo, investigando situações que podem interferir na coagulação, como problemas cardíacos e inflamações, por exemplo.
Coagulação do sangue
A coagulação do sangue acontece quando há lesão em uma veia ou artéria. O objetivo da coagulação é limitar o sangramento e tampar o orifício, contendo o sangramento.
O que significa dímero-D aumentado
Quando o dímero-D indica resultados anormais com relação aos níveis de coagulação existem muitas situações que podem levar ao aumento dessa proteína no organismo, como por exemplo:
- Coagulação intravascular disseminada;
- Após grandes cirurgias;
- Grandes traumas;
- Durante a gravidez;
- Doenças cardíacas, renais ou hepáticas;
- Inflamações;
- Uso de anticoagulantes;
- Alguns tipos de câncer;
- COVID-19.
Além disso, além do exame dímero-D, outros exames também devem ser realizados a fim de identificar o aumento desse indicador.
Por fim, também é importante ficar atento aos sintomas como demora para estancamento de sangue, gravidez e outros.
Para agendar o seu exame clique AQUI
Gostou desse artigo? Então acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como esse!
Veja também: