O exame de TSH tem a função de avaliar a glândula tireóide e verificar se ela está funcionando corretamente ou se está com problemas de hipotireoidismo, hipertireoidismo.
Para que serve o exame de TSH?
O exame de TSH tem a função de avaliar a glândula tireóide e é classificado em:
- hipotireoidismo
- hipertireoidismo.
Além disso, esse exame também mostra se os tratamentos realizados estão surtindo efeito e possíveis alterações na tireoide de recém-nascidos.
Hipotireoidismo:
O hipotireoidismo ou TSH alto acontece quando a tireóide não está produzindo hormônio suficiente. Em decorrência disso, a hipófise aumenta os níveis de TSH no sangue para que a tireoide exerça sua função de forma adequada.
Hipertireoidismo:
O hipertireoidismo ou TSH baixo acontece quando a tireóide está produzindo os hormônios T3 e T4 de forma excessiva. Em decorrência disso a hipófise diminui a liberação do TSH para tentar regular a função da tireoide.
Quem deve realizar o exame de TSH?
Recomenda- se que o TSH seja realizado de forma preventiva em pessoas com boa saúde a fim de avaliar a função da tireoide e presença de nódulo na tireoide benigno ou maligno.
Além disso, gestantes também devem realizar esse exame como forma preventiva.

Como é feito o exame?
O exame deve ser realizado partir da coleta de amostra de sangue retirada preferencialmente na parte da manhã ( quando a concentração é maior). Além disso, deve ser feito jejum de pelo menos 4 horas antes do exame.
Por fim, é importante ficar atento aos sintomas e se há a presença de nódulos ou inchaço na região do pescoço, que podem indicar alterações na tireoide.
Para agendar o seu exame clique AQUI
Gostou desse artigo? Então acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como esse!
Veja também: