A Toxoplasmose é uma doença infecciosa provocada pelo parasita Toxoplasma gondii (T. gondii). Essa doença é transmitida principalmente pela ingestão de alimentos contaminados pelos cistos do parasita (como água e carne de porco ou cordeiro) ou por meio do contato com as fezes de gatos infectados.

Na maioria das vezes, a toxoplasmose não traz sintomas graves, no entanto, em pessoas que têm o sistema imune enfraquecido ou bebês nascidos de mães que tiveram a infecção durante a gravidez, podem ter sintomas graves como dificuldade para respirar, tontura ou confusão mental.
É de extrema importância que a toxoplasmose seja identificada e tratada corretamente o quanto antes a fim de evitar complicações como cegueira, convulsões ou até morte. No artigo de hoje vamos falar sobre a toxoplasmose, como identificá-la e tratá-la. Então confira!
Toxoplasmose
Como já dito acima, essa doença não causa sintomas graves,porém, em pessoas com a imunidade muito baixa os sintomas podem aparecer de forma semelhante a uma gripe ou dengue.
Os principais sintomas são:
- Ínguas pelo corpo, principalmente na região do pescoço;
- Febre;
- Dor muscular ou nas articulações;
- Cansaço;
- Dor de cabeça e de garganta;
- Manchas vermelhas pelo corpo;
- Dificuldade para enxergar.
Pessoas que fazem quimioterapia, que foram submetidas recentemente a transplantes, portadores do vírus HIV, ou em mulheres que contraem a infecção durante a gravidez, estão mais suscetíveis a esses sintomas de forma mais agravada.
Em casos mais graves, a toxoplasmose pode causar mal funcionamento de alguns órgãos como pulmões, coração, fígado, cérebro etc. Além de causar dificuldade para respirar, tosse, dor de cabeça forte, tontura, cansaço excessivo, sonolência, delírios e diminuição da força e dos movimentos do corpo.
IgG de toxoplasmose
O IgG de toxoplasmose é um exame sorológico feito para verificar a presença de anticorpos do parasita Toxoplasma gondii (T. gondii).
Esse exame pode indicar infecção passada ou recente e normalmente é solicitado juntamente com a dosagem de IgM, pois assim é possível saber se há uma infecção recente, sendo o tratamento iniciado o mais rápido possível.
O resultado reagente para o IgG da toxoplasmose não necessariamente indica que a pessoa está infectada naquele momento. Por conta disso, é necessária que também seja feita a dosagem do IgM, para uma análise mais detalhada, considerada um marcador de infecção recente.
Dessa forma, é considerado que a pessoa está com toxoplasmose quando:
- IgG e IgM positivos ou reagentes: indicando que a infecção aconteceu a semanas ou meses;
- IgM positivo e IgG negativo: indicando que a infecção é bastante recente, não havendo tempo suficiente do organismo produzir os anticorpos de memória, que são o IgG.
Por fim, além do resultado dos exames, o médico deve avaliar os sintomas apresentados pelo paciente.
Gostou desse artigo? Então acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como esse!
Veja também: