O IgG para rubéola trata-se de um exame sorológico feito com o objetivo de detectar anticorpos contra o Rubivirus, da família Togaviridae, que é o agente causador da rubéola.
Esse exame é solicitado principalmente para grávidas durante o pré- natal para identificar se há de fato infecção de rubéola recente, antiga ou imunidade contra a doença. No texto de hoje vamos falar sobre o igG para rubéola. Então confira!
O que é rubéola?
Primeiramente, também conhecida como “Sarampo Alemão”, a rubéola é uma doença viral que causa infecção aguda em recém nascidos.

Essa doença é contraída pela mãe durante as primeiras 16 semanas de gestação e transmitida para o feto e pode causar aborto espontâneo, bebês natimortos ou múltiplos defeitos congênitos graves no bebê.
Quando contraída durante a gestação, essa doença pode causar a SRC (Síndrome da Rubéola Congênita) e o bebê que nasce com essa condição é capaz de transmitir a doença até um ano de idade.
Além disso, também é importante frisar que a vacina contra rubéola faz parte do calendário regular de vacinação no Brasil desde 1992. Conhecida como tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), a faixa de vacinação estabelecida em todo território nacional é a partir de 1 ano e ampliada gradativamente a partir de mais doses ao longo dos anos.

Os principais sintomas da rubéola são:
- febre baixa;
- surgimento de manchas avermelhadas rosadas espalhadas pelo corpo, que surgem inicialmente no rosto e depois se espalham;
- dor de cabeça;
- coriza e nariz entupido;
- dor ao engolir;
- olhos avermelhados e inflamados;
- nódulos e gânglios linfáticos inchados na região da nuca, pescoço e atrás das orelhas;
- dor muscular e nas articulações;
- mal-estar.
Transmissão
A rubéola pode ser transmitida de pessoa a pessoa por meio das secreções nasofaríngeas expelidas pelo infectado ao tossir, falar ou respirar.

Além disso, a transmissão da doença acontece de 5 a 7 dias depois do início do exantema (erupção cutânea).
Como é feito o tratamento da rubéola?
Não há tratamento específico para a rubéola e por conta disso o tratamento é feito de acordo com cada caso.
Como é feito o exame da rubéola?
O IgG para rubéola é feito através de amostra de sangue e não necessita de nenhum preparo.

A partir da coleta de sangue, a amostra é analisada a partir de técnicas sorológicas que identificam a presença de anticorpos do tipo IgG circulantes no sangue, sendo assim possível saber se há infecção recente ou antiga.
Então, se você necessita fazer exame de rubéola, venha até o Laboratório Vicentino, ou se preferir entre em contato que nossa equipe vai até você fazer a coleta.
Laboratório Vicentino Segurança no Atendimento
Por fim, no laboratório Vicentino você consegue realizar esses exames com segurança. Nossa equipe tem treinamentos e orientações constantes sobre o uso correto de equipamentos de proteção individual, específicos para cada função.
Além disso, estamos atentos para garantir um atendimento com qualidade e segurança a todos.
Agende seu exame clicando AQUI
Gostou desse artigo? Então acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como esse !
Veja também:
Estratégias para acalmar crianças antes de fazer exames de sangue