O teste Anti-HIV é um teste para identificar se uma pessoa é portadora do vírus HIV. O diagnóstico e tratamento precoce podem melhorar bastante a vida de pacientes com AIDS a longo prazo.
Além disso, detectar essa doença o quanto antes também é importante para orientar mudanças de hábitos que possam colocar a vida das pessoas em risco. No artigo de hoje vamos falar sobre o teste anti-HIV, quando deve ser feito e qual a sua importância. Então confira!
Quem deve fazer o teste Anti-HIV?
- Casais que tiveram relação sexual sem usar proteção (camisinha);
- Pessoas que contraíram qualquer DST (Doença Sexualmente Transmissível);
- Pessoas que compartilharam seringas e agulhas ao usar drogas injetáveis;
- Pacientes que tenham relacionamento sexual sem camisinha com parceiros que costumam usar drogas injetáveis.

Como interpretar o resultado desse teste?
Primeiramente, o anti-HIV só será eficiente 30 dias após a exposição ao risco.
O resultado positivo, indica que o paciente é portador do vírus HIV e pode passá-lo para outras pessoas. Entretanto, o resultado positivo não indica que o paciente está com AIDS, ele pode ser apenas uma portadora do vírus. Além disso, diz-se que que a pessoa tem AIDS quando apresenta os sintomas da doença.
O resultado negativo do anti-HIV, indica que o paciente não está infectado. Mas se o paciente teve exposição ao vírus HIV de alguma forma, deve refazer o exame após seis meses (evitando, é claro, expor-se aos riscos nesse período).
Sintomas do HIV

Além da exposição ao vírus via relação sexual ou compartilhamento de seringas ou agulhas. Alguns sintomas podem alertar sobre a infecção pelo vírus da AIDS.
Por isso fique atento aos seguintes sintomas:
- febre;
- cansaço;
- aumento dos gânglios linfáticos;
- dor de garganta;
- perda de peso;
- dores musculares;
- dor de cabeça;
- náuseas;
- diarreia;
- sudorese noturna.
Mas atenção, antes de solicitar o exame é muito importante consultar um médico para ajudar a detectar os motivos ou riscos que podem ter sido responsáveis pela infecção e quais devem ser seus próximos passos.
Isso por que em casos de contato com o vírus para pessoas que tiveram exposição ocupacional, no caso de profissionais de saúde ou pela exposição não ocupacional (sexual), ocorrida em casos de sexo sem camisinha ou de violência sexual, o médico pode solicitar a realização do PEP (Profilaxia Pós-Exposição) que é um tratamento de prevenção ao vírus HIV que o paciente deve ingerir durante 28 dias, sem parar, visando impedir a infecção pelo vírus.

Exames laboratoriais
Procure laboratórios confiáveis para fazer o diagnóstico sorológico, nesse teste as amostras verificam a presença de anticorpos específicos para o HIV. Além disso, para evitar resultados falsos, existem procedimentos obrigatórios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Triagem sorológica
Após o procedimento da coleta de sangue, é obtido todo o material que será usado para os testes para identificar anticorpos contra o HIV. Além disso, os materiais utilizados para os testes devem ser registrados no Ministério da Saúde/ANVISA.
Quando os testes demonstrarem a presença de anticorpos contra o HIV positivo, uma amostra precisa ser levada ao exame confirmatório.
Onde realizar o exame Anti-HIV?
Por fim, se você teve contato com o vírus, saiba que o teste Anti-HIV deve ser realizado o quanto antes. Então procure um laboratório confiável para realizar esse exame.
Gostou deste artigo? Então acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como esse !
Veja também: