O GH ou hormônio do crescimento é um importante regulador de funções no organismo humano. Pensando nisso, o artigo dessa semana esclarece o que é o hormônio do crescimento, seus sinais de deficiência ou excesso e as vantagens da reposição.
GH
Para uma boa saúde o corpo humano necessita de um conjunto de elementos que o mantém em constante equilíbrio . O hormônio do crescimento é um desses elementos e sua falta ou excesso pode desencadear uma série de problemas.
Diferente do que muitos pensam, o hormônio do crescimento não atua somente no desenvolvimento físico, mas também têm participação na regulação do metabolismo.
O GH (Growth Hormone) é um hormônio produzido na hipófise, uma gandula que fica localizada na parte inferior do cérebro. O hormônio do crescimento é responsável pelo crescimento físico e celular do corpo humano.

A falta ou deficiência do GH pode causar o nanismo ( doença que causa baixa estatura), enquanto o excesso pode causar o crescimento exagerado de algumas partes do corpo.
Esse hormônio é responsável pelo desenvolvimento físico de crianças, podendo ser visualizado no rápido aumento da estrutura corporal ao longo dos anos.
Além disso, em adultos o GH pode ser observado por sintomas como aumento da gordura corporal, perda de massa magra, aumento do colesterol ou quaisquer das patologias da síndrome metabólica, podem estar expostos a deficiência do GH.
Nanismo
O nanismo ou doença óssea congênita, é um transtorno que manifesta-se principalmente a partir dos dois anos de idade e caracteriza-se por uma baixa estrutura grave que impede o crescimento e desenvolvimento durante a infância e adolescência.
Além disso, o nanismo se caracteriza por altura de 1,40m ou menos. A altura média dos adultos com nanismo é 1,20 m.
Gigantismo
O gigantismo é uma doença causada por um tumor nas células que produzem o GH durante a infância ou adolescência levando a um aumento descontrolado de sua produção. Por consequência disso, os jovens apresentam crescimento muito exagerado.
Além disso, esse distúrbio pode desencadear vários problemas de saúde em decorrência da condição.
A importância do GH na infância

O crescimento humano acontece até que haja a fusão ou fechamento das cartilagens de crescimento, que é uma região especial dos ossos.
Além disso, a época em que ocorre o término do crescimento vai depender muito da idade de início e de término da puberdade. Depois que as cartilagens dos ossos longos se fecham, não há mais possibilidade de crescer.
Por conta disso, o crescimento das crianças deve ser monitorado e os dados de peso e estatura precisam ser colocados nos gráficos para serem interpretados corretamente. Só assim é possível comparar as medidas da criança com as de outras da mesma idade e sexo e também com a estatura dos pais.
Avaliação do GH
Inicialmente o endocrinologista avalia o histórico de saúde da família e da criança, incluindo os antecedentes gestacionais e de nascimento, além do exame físico completo para identificar outros sinais de doenças. A pesquisa é feita por meio de exames laboratoriais e radiológicos.
Se for constatada uma deficiência de hormônio de crescimento, o endocrinologista indicará o tratamento com GH.
Por fim, é importante saber que existem outras situações que atrapalham o crescimento normal e que também podem ser tratadas com GH, mas somente com indicação médica.
Gostou desse artigo? Então acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como esse !
Veja também:
Dor do crescimento: entenda sobre esse diagnóstico comum na infância