O exame toxicológico trata-se de um exame laboratorial que tem o objetivo de verificar se a pessoa consumiu ou se esteve exposta a alguma substância tóxica nos últimos 180 dias.
Apesar de pouco falado, esse exame é necessário em algumas situações. E por isso, nesse artigo vamos tirar algumas dúvidas sobre ele. Veja!
Sobre o exame
Primeiramente, o exame toxicológico é um exame capaz de identificar a presença de substâncias psicoativas como cocaína, maconha, anfetaminas, metanfetaminas, opióides, entre outras, a partir de uma amostra de cabelo.
A etapa de coleta é simples e indolor. Além disso, o exame toxicológico pode ser feito pelo sangue, cabelo, pelos e suor.
- Sangue: permite a detecção do consumo de drogas nas últimas 24 horas;
- Urina: detecção do consumo de substâncias tóxicas nos últimos 10 dias;
- Suor: identifica uso de drogas no último mês;
- Cabelo: permite a detecção de drogas nos últimos 90 dias;
- Pelos: detecta o uso de drogas nos últimos 6 meses.
Além disso, no caso de coleta pelo cabelo, é necessário que a análise seja realizada no próprio cabelo do doador, não podendo ser aplique de cabelo, seja ele sintético ou natural.
Análise
A análise é feita a partir da queratina que chega ao cabelo e aos pêlos através da corrente sanguínea. Pois é na queratina que se armazenam os metabólitos resultantes do consumo de substâncias psicoativas. Além disso, o exame toxicológico é 100% confiável, sem falsos positivos. Por isso, o uso de cremes ou outros produtos não interferem no resultado do exame.
O exame toxicológico detecta com precisão a presença de diversas substâncias psicoativas entre elas:
- Anfetamina (Rebite);
- Cocaína e derivados, como o crack;
- Codeína;
- Ecstasy, conhecido como “bala” (MDMA, MDA, MDE);
- Maconha e seus derivados, como skunk e haxixe;
- Metanfetaminas, como meth, ice e speed;
- Heroína;
- Morfina;
- Mazindol.
Desde 2018 esse exame se tornou obrigatório para emissão ou renovação de CNH tipo C, D e E em laboratórios autorizados pelo DETRAN. ( Lei 13.103/2015)
Por fim, apesar de muito usado para realização do processo para emissão de CNH, esse exame também pode ser realizado em laboratórios em casos judiciais e em empresas para exame admissional e demissional (para justificar a demissão por justa causa).
A lei foi criada a fim de fiscalizar as empresas que empregam motoristas. Sobretudo, empresas que fazem vista grossa aos motoristas que utilizam substâncias psicoativas, com a finalidade de cumprir jornadas extenuantes de trabalho.
Gostou desse artigo? Então continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos como esse!
Veja também: