Você sabe qual o melhor tipo de açúcar? Refinado, cristal, demerara, mascavo, light ou de coco. Existe uma grande variedade de açúcares, alguns mais saudáveis que outros. As principais diferenças entre eles são vistas na cor, a espessura, o gosto e principalmente na composição nutricional.
Alguns açúcares são mais indicados que outros, devido ao modo de processamento e aos nutrientes que possuem. Separamos algumas dicas sobre a composição de cada açúcar e quais os mais indicados para o consumo, confira!
Tipos de açúcar
A cor do açúcar varia de acordo com o processamento pelo qual ele passa.
Açúcar refinado
O açúcar refinado é o mais conhecido e utilizado, no processo de refinamento são acrescentados alguns aditivos químicos para que ele fique branco e uniforme, como por exemplo o enxofre, que serve para obter coloração branca. Esse processo retira praticamente todos os nutrientes do alimento.
Açúcar cristal
Na forma de cristais grandes e transparentes, durante seu processo de refinamento perde cerca de 90% de seus nutrientes e, também, possui muito aditivos o que o torna muito calórico.
Açúcar mascavo
De cor caramelo, o açúcar mascavo não passa pelo processo de refinamento. Ele é produzido depois do cozimento do caldo da cana. Por isso apresenta coloração mais escura e sabor mais encorpado. Sem o processo do refinamento são preservados os minerais como cálcio, ferro, zinco, magnésio e potássio, e as vitaminas.
Açúcar demerara
Possui o sabor mais suave que o mascavo. E passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico, por isso seus grãos são de cor caramelo elevemente úmidos. E por isso possui valor nutricional alto. A melhor opção quanto a escolha desse açúcar é na sua forma orgânica.
Açúcar de coco
É extraído do fluido das flores da palma de coco. Não passa por refinamento e adulteração. E por isso, possui elevada quantidade de potássio, magnésio, zinco e ferro, além de ser fonte de vitaminas B1, B2, B3 e B6.
Açúcar light
Também conhecido como açúcar magro, esse açúcar é a mistura do açúcar refinado com adoçantes artificiais, como o aspartame, que adoça quatro vezes mais que as versões naturais. É a mais indicada para o processo de emagrecimento. É menos calórico que o açúcar comum, porém adoça em menor quantidade.
E qual o mais saudável?
O tipo de açúcar mais recomendado é o os mai escuro, pois possuem um processamento industrial em menor escala, e estão mais perto do seu estado bruto. E além disso, não recebem aditivos químicos. Mantendo assim sua carga nutricional.
Além disso, os açúcares orgânicos são sempre bem-vindos, já que não recebem defensivos agrícolas na sua produção.
Porém, de qualquer forma o açúcar é um alimento bastante calórico, de alto índice glicêmico e por isso deve ser sempre consumido com moderação.